sexta-feira, 20 de outubro de 2023

BTM tem programação diversificada e acontece em Fortaleza nos dias 19 e 20

O Brazil Travel Market (BTM) foi realizado em Fortaleza, nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. Nos dois dias, o evento profissional reuniu hoteleiros, operadores, agentes de viagens e representantes de destinos turísticos, companhias aéreas e marítimas, em reuniões de negócios e troca de relacionamentos. Além da feira, com exposição de estandes de empresas e destinos turísticos, a programação incluiu capacitações com temas relevantes

Edgony Bezerra e Ana Luíza Costa Lima
Os participantes viveram a euforia de reencontros, depois de anos de eventos online. Parecia o início de uma nova era, com a emoção do abraço e a satisfação do aperto de mão. O público prestigiou as capacitações com o propósito de acompanhar novos temas, novas ações e formas modernas de se qualificar, fazer negócios, atrair turistas ou aprimorar conhecimentos. Há uma tendência por novas ações e novas descobertas. Com este objetivo, Ana Luíza Costa Lima e Edgony Bezerra participaram da capacitação “O que são Destinos Inteligentes”, com apresentação de Thiago Akira.

Para ser um Destino Turístico Inteligente (DTI), o município precisa ser um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes.

O modelo vem da Espanha, com conceito criado pela SEGITTUR (Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e das Tecnologias Turísticas, SAMP). Surgiu em 2012, com o objetivo de impulsionar a transformação digital, melhorar a experiência do turista e aumentar a competitividade de destinos.

O DTI Brasil surgiu em 2021, em parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF) da Fundação Ciudade da Inovação e da SEGITTUR, instituição pioneira no segmento. O plano de transformação contempla 105 requisitos específicos para cada destino. Com 80% dos requisitos (com nota 4 e 5) o destino recebe o título de Destino em Transformação. Para conseguir o Selo DTI precisa de 100% dos requisitos com o mínimo de nota 4.

O projeto é realizado por etapas, pelo Ministério do Turismo. Na primeira etapa foram selecionados 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MT (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”. Na segunda etapa, os escolhidos são: Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS), Vila Velha (ES), Fortaleza (CE), Bonito (MG), Joinville (SC), São Luís (MA), Santos (SP), Ponta Grossa (SC) e Goiânia (GO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário