terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Sebrae apresenta novas rotas e produtos turísticos no Forum Panrotas 2024

 A 21ª edição do Fórum Panrotas, que acontece nos dias 5 e 6 de março, em São Paulo, vai apresentar a atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae

A iniciativa do Sebrae tem contribuído para estimular o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil ao longo dos últimos dois anos, com o fortalecimento da governança e ampliação da oferta turística nos estados.

Durante os dois dias do evento, o público vai ter a oportunidade de acompanhar painéis e debates sobre as principais tendências do Turismo, com a participação de lideranças do setor e profissionais internacionais reconhecidos. Além disso, vão conhecer novas rotas e produtos turísticos estruturados com o apoio da rede de ART do Sebrae.

Os DTI são territórios turísticos sustentáveis e diferenciados que facilitam a interação e integração do turista com o destino, ofertando experiências memoráveis ao longo de toda a sua jornada. Até o momento, 200 agentes do Sebrae atuaram em 900 municípios de 20 estados do país, sendo responsáveis pela identificação e mapeamento de ofertas turísticas, realização de diagnósticos de maturidade em DTI, capacitação e consultorias específicas, bem como desenvolvimento de produtos diversos.

De acordo com a analista de Competitividade do Sebrae Nacional Germana Magalhães, o Turismo vive um momento de reinvenção, influenciado pelo novo perfil dos turistas, tanto nacionais quanto internacionais, que buscam viver experiências genuínas. Ela acrescenta que o próximo passo é encontrar canais de comercialização para cada um desses produtos turísticos prontos.

“Nosso país precisa diversificar a sua oferta turística, ou seja, ter mais produtos prontos para comercializar e dar a chance para que o turista conheça novos lugares, como também para que ele viva novas experiências, até mesmo em locais que ele já esteve”, ressalta.

A atuação dos Agentes de Roteiros Turísticos incentiva ainda o desenvolvimento de pequenos negócios fora da cadeia do setor, como o agronegócio, ao orientar pequenas produções agrícolas interessadas em receber demandas turísticas.

POTÊNCIA DO TURISMO RURAL

O potencial turístico da Chapada Diamantina estará no Fórum Panrotas
Na Chapada Diamantina, no estado da Bahia, os ART apoiaram a integração de rotas especiais com foco na produção de café, frutas vermelhas, queijos, vinhos, entre outros. A Rota do Café inclui visitação a fazendas dos municípios de Mucugê, Ibicoara e Piatã, onde os turistas podem passear pelos cafezais, visitar laboratórios de técnicas de cultivo, desfrutar do aroma dos grãos, conhecendo desde a plantação até a degustação.

Já a Rota das Frutas Vermelhas inclui propriedades rurais dos municípios de Mucugê e Palmeiras, onde é possível conhecer a produção de morango, amora preta, framboesa e mirtilo. Por fim, a Rota Sensorial apresenta propriedades no município do Morro do Chapéu, com destaque para a produção de vinhos, queijos embutidos, óleos essenciais, produtos da agricultura orgânica e rosas do deserto, cactos e suculentas.

Cachoeira do Buracão, em Mucugê, na Chapada Diamantina FOTO: André Motta
De acordo com o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae Bahia, Edicarlos Moreira, foram criados 12 novos produtos turísticos no estado ao longo de dois ciclos de trabalho. Entre eles, está a criação de um roteiro em Salvador, que oferta produtos e serviços com foco em religiões de matriz africana.

Segundo ele, isso possibilita o desenvolvimento de todos os pequenos negócios do entorno, como bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos, além de estimular o surgimento de mais empregos. “Antes da criação desse roteiro religioso voltado para a matriz africana, por exemplo, nós não tínhamos uma cadeia de fornecimento de souvenirs ou preparação desses locais para a recepção dos turistas”, comenta.

NOVAS EXPERIÊNCIAS

No estado do Rio de Janeiro, o turismo ganhou um olhar voltado para as vocações dos municípios, que foram estruturados em um pacote de 22 roteiros chamado “Experimente o Rio de Janeiro”, feito em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e outros parceiros institucionais. Como exemplos, destacam-se roteiros com sugestões de passeios, bares, restaurantes e hospedagens nos municípios de Petrópolis, Rio das Ostras, Sapucaia, Mangaratiba, Nova Friburgo, Cantagalo, São Pedro da Aldeia, entre outros.

A coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Rio de Janeiro, Marisa Cardoso, conta que os roteiros criados consideram o conceito de “turismo lixo zero”, além de valorizarem a experiência dos viajantes. Ela explica que muitos produtos turísticos foram reformatados com melhorias e outros foram criados dentro dessa proposta. Todo material está disponível em português, inglês e espanhol.

“Cada um desses 22 roteiros tem um receptivo local e o Sebrae tem promovido encontros e rodadas de negócios com a participação de agências e operadoras de viagens”, complementa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário