quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Brasil lidera turismo latino-americano na República Tcheca

A relação entre o Brasil e a República Tcheca está cada vez mais estreita com as parcerias que vêm sendo formalizadas nos últimos anos. Prova disso, é que o Brasil é o país da América do Sul que mais envia turistas para a Techia

O fluxo de turistas brasileiros para a República Tcheca segue em trajetória de crescimento consistente e já superou os números registrados antes da pandemia. Dados oficiais do Consulado Tcheco no Brasil e da CzechTourism, a agência nacional de turismo da República Tcheca, mostram que, em 2024, mais de 56 mil brasileiros se hospedaram em hotéis no país, um avanço de 17,6% em relação a 2023 e de 19,3% sobre 2019, ano-base pré-pandemia. O desempenho coloca o Brasil como principal mercado emissor da América Latina para a Tchéquia.

O impacto econômico é reforçado pela quantidade de pernoites em hotéis, indicador-chave do turismo receptivo: os brasileiros somaram quase 150 mil diárias em 2024, alta de 19,7% frente a 2023. O dado confirma a relevância do público brasileiro para a hotelaria e serviços locais. Além disso, os turistas do Brasil apresentam a maior estadia média da América Latina, com 3,61 dias.

Os números mais recentes de 2025 confirmam essa tendência. Apenas no primeiro semestre, cerca de 28 mil brasileiros visitaram a República Tcheca, um crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período de 2024 e de 3,8% em relação a 2019. Foram contabilizados mais de 73 mil pernoites, o que representa um avanço de 8,3% sobre 2019 e de 12,1% sobre 2024. A estadia média também cresceu, passando de 3,61 dias em 2024 para 3,65 dias em 2025.

Esse desempenho está alinhado a uma tendência global: o turismo de alto padrão foi o segmento que mais cresceu no pós-pandemia. O relatório Global Luxury Travel Strategic Business Report 2023 aponta que os viajantes premium têm ampliado sua participação no mercado, com maior gasto médio, busca por experiências exclusivas e preferência por roteiros personalizados.

ALÉM DE PRAGA

Com o crescimento do interesse no destino, o Consulado Tcheco no Brasil e o Czech Tourism decidiram investir no mercado brasileiro, escolhendo o Ceará como ponto de partida de uma campanha que convida os viajantes a irem além de Praga. Para desenvolver essa ação, contaram com a parceria da Wee Travel, única agência Virtuoso do Norte e Nordeste do Brasil, unindo forças para criar um projeto de impacto.

Intitulada “Praga Mais um Plus”, a campanha tem como foco o segmento premium, apresentando a República Tcheca para além de sua capital. “A República Tcheca tem se consolidado como um destino estratégico para o viajante brasileiro, especialmente no segmento premium. Praga é sempre o ponto de partida, mas há cada vez mais interesse por extensões regionais, como Pilsen e Karlovy Vary, Boêmia do Sul e Telč, Olomouc, Brno e Morávia do Sul, além de destinos próximos à capital, como Kutná Hora, Karlštejn e as áreas naturais da Boêmia do Norte.

As sugestões de roteiros são personalizadas, com experiências únicas e exclusivas, que elevam o perfil do público da viagem e ampliam o impacto econômico para além da capital”, afirma Natália Abreu, CEO da Wee Travel, agência especializada em roteiros sob medida para destinos de alto padrão. (https://conteudo.weetravel.com.br/praga).

Esse fortalecimento da presença brasileira na Tchéquia acompanha um movimento econômico maior: a Europa Central vem atraindo cada vez mais turistas de longo curso, e o perfil do viajante brasileiro, que costuma ter uma estadia média mais longa do que outros mercados, tem ganhado relevância na cadeia de valor do turismo local.

AUMENTO DE VOOS PARA A EUROPA

O Global Luxury Travel Strategic Business Report 2023 também aponta que o mercado mundial de turismo de luxo deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 9% entre 2022 e 2030, passando de US$ 1,1 trilhão em 2022 para US$ 2,3 trilhões até o fim da década.

Paralelamente, a conectividade aérea entre Brasil e Europa segue em franca expansão. Companhias como Iberia, LATAM, Air France-KLM e TAP projetam crescimento na oferta de voos para o continente, superando inclusive os níveis pré-pandemia.

Um dos destaques é o novo voo direto Fortaleza–Madri, da Iberia, que estreia em 19 de janeiro de 2026. A rota contará inicialmente com três frequências semanais (segundas, quartas e sábados, em janeiro e fevereiro) e quatro a partir de março (incluindo as quintas-feiras). As saídas de Fortaleza ocorrerão às 19h, com chegada a Madri às 6h45 do dia seguinte. Já no sentido inverso, os voos partem da capital espanhola às 12h40, chegando à capital cearense às 17h30. Essa nova ligação abre acesso facilitado a diversos destinos europeus, incluindo a República Tcheca.

Outro movimento relevante é da LATAM, que anunciou a prorrogação da rota Fortaleza–Lisboa até março de 2026. Com operação em aeronaves Boeing 787, a rota oferece mais conforto aos passageiros e maior capacidade logística para cargas. Serão três frequências semanais a partir de outubro (segundas, terças e quintas-feiras), com tempo médio de voo de 7h30.

Inicialmente programada para encerrar em outubro de 2025, a rota foi estendida após registrar ocupação média de 82% nos primeiros meses de operação. O desempenho confirma o potencial turístico e econômico do Ceará e reforça o papel estratégico do Aeroporto Internacional de Fortaleza como uma das principais portas de entrada do Brasil para a Europa. 

SOBRE A WEE TRAVEL

A Wee Travel é uma agência de viagens de experiências e luxo, única representante da Virtuoso (rede global de agências de viagens especializadas em turismo, hotelaria e experiências de luxo) do Norte e Nordeste do Brasil, que atua com consultoria de viagens personalizadas, oferecendo segurança, logística e tecnologia com a expertise de vários profissionais com mais de 20 anos de mercado. A agência, com cinco anos de atuação, já é reconhecida como uma das maiores e melhores do Nordeste e foi destaque em premiações nacionais. Na edição 2025 da premiação “Melhores do Turismo PANROTAS”, ficou entre as três melhores agências de viagens a lazer do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2023, Natália Abreu, CEO da Wee Travel, foi destaque nos 100+poderosos do turismo PANROTAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário