sábado, 7 de março de 2015

Setfor traz agentes da Abracorp a Fortaleza

Secretários e dirigentes de empresas e entidades na abertura do Fórum Abracorp
A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) realizou, no dia 6 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o Fórum Abracorp-Mice, abrindo o projeto Worktour Fortaleza 2015 – Meeting, Incentivos, Congressos e Conferências. Para esta ação, a Setfor trouxe a Fortaleza uma comitiva de agentes da Abracorp – Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas.

A ação constou de uma programação de trabalho, na sexta-feira e de passeios no sábado, para apresentar a infraestrutura de apoio para eventos da Abracorp. O Fórum teve o apoio do governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Gol Linhas Aéreas e Beach Park.

Os trabalhos foram conduzidos pelo técnico Airton Cabral, com abertura oficial feita pelo secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor), Elpídio Nogueira. Dois emboladores mostraram a técnica do improviso, enaltecendo Fortaleza e o turismo cearense. Equipamentos prontos e outros em execução foram apresentados em vídeo, seguido de antigas promessas de conclusão das obras da Avenida Beira-Mar.

O gerente de captação de eventos do CEC, Marcos Pompeu, apresentou a infraestrutura do Estado, com novos aeroportos, rodovias e obras em andamento, e disse que o Estado está pronto para receber. Rosaly Moura exibiu imagens do Centro de Eventos, um dos mais completos do Brasil, com uma agenda não revelada e muito inferior à sua capacidade.

O presidente da Abracorp, Gevásio Tanabe, apresentou dados estatísticos dos eventos da Abracorp, com Fortaleza ocupando apenas 3% do mercado corporativo. O gerente comercial da Gol, Renato Melo, falou do empenho da companhia para apoiar eventos corporativos desde a organização até a execução. A Gol já voa para 69 destinos, sendo 16 internacionais.

COBRANÇA – a surpresa do momento surgiu com o depoimento de Sheila Ramos, da Kontic, alertando para a diferença entre o que se apresenta e a realidade na ocasião dos eventos. O tema teve continuidade com Alexandre Santos, da Turistar. Ele elogiou o CEC e o classificou como o mais moderno do Brasil. No entanto, foram muitas as dificuldades da sua agência ao realizar um evento da área médica para quatro mil pessoas no ano passado.

Segundo Alexandre, as dificuldades foram em vários setores, principalmente na hotelaria, para conseguir leitos e boa tarifa. Até o acesso de ônibus ao local do evento e o pouco tempo para desembarque foram criticados pelo empresário. Ele disse que retornou porque acredita em Fortaleza, mas “serviço nos preocupa muito. Buscamos parceiros, mas não existe esta integração”.  As empresas locais que organizam eventos se colocaram à disposição para parcerias.

O custo alto das passagens em relação ao Sul e Sudeste também foi apontado como dificuldade para trazer eventos para Fortaleza. A elevação fica em torno de 40%. Os questionamentos mostraram que alguma coisa precisa ser feita, principalmente dar treinamento e capacitar pessoal em diferentes áreas de atendimento.  Não basta dizer que eventos geram emprego.

Um comentário:

  1. Testando o comentário. O encontro foi proveitoso para o despertar de algumas ações

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