O Cristo Redentor, ícone do Rio de Janeiro, atrai elevado fluxo de visitantes |
Conhecer o Rio de Janeiro é o sonho de muitos brasileiros e estrangeiros, principalmente agora, atraídos pelas belas imagens da cidade nas comemorações dos 450 anos. O Rio é porta de entrada do Brasil e tem um turismo crescente entre 4% e 5% ao ano, acima das principais capitais do mundo. Os números são da Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), através do técnico André Coelho.
O processo teve início no período colonial, quando o Rio recebia mercadores que não só traziam sua experiência, como falavam das belezas naturais e das características da cidade ao retornarem a seus países de origem. “Era um porto seguro, porque se tratava de uma baía. Então, desde a época da colônia, o Rio já despontava como cidade relevante para os visitantes”, observou o técnico.
André Colho destacou que, na fase pós-colônia, o município passou a ser um ponto de parada regular para muitas viagens internacionais. “Isso fez também com que o Rio de Janeiro desenvolvesse uma característica internacionalizada”. No século 20, a cidade começou a ganhar força devido à exposição de sua música, com destaque para a bossa-nova, e pelo fato de ser a capital à época.
No período entre 1970 e 1980, o Rio de Janeiro se consolidou lá fora como destino referência do Brasil. “Quando você pergunta a um turista potencial, aquele que não visitou o Brasil ainda, o que lhe vem à mente, entre as primeiras coisas que ele diz estão o Rio de Janeiro, o carnaval, o Corcovado, o Cristo Redentor, que são todos símbolos do município.
O Rio de Janeiro é muito importante como representação do Brasil no exterior.
O especialista da FGV Projetos disse que a Copa do Mundo de Futebol deu muita visibilidade para o Brasil e, em consequência, para o Rio de Janeiro. Ele acredita que o saldo dos Jogos Olímpicos, que ocorrerão na cidade em 2016, será também positivo, em termos de legado de imagem para o município e o país.
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