quarta-feira, 8 de abril de 2015

Camocim tem nova secretária de turismo

Rosana Lima trocou Fortaleza por Camocim e espera desenvolver o turismo
Com uma proposta técnica e inovadora, a turismóloga Rosana Lima assumiu a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Camocim no início de março último. O convite foi da prefeita Mônica Aguiar, que conhece o trabalho de Rosana como vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo e instrutora do Senac.

Descobrir Camocim e seu potencial turístico é o começo do trabalho da nova secretária. Rosana quer conhecer a sociedade local e seus anseios, a infraestrutura e saber o que as pessoas pensam do turismo, para identificar as necessidades e elaborar projetos que sejam indutores de turismo sustentável.

A linha de ação da secretaria começa com reuniões das associações de bugueiros, trilheiros, pescadores e outros, para identificar as atividades de cada um e descobrir como fazer para melhorar, gerar aproximação, sensibilização e montar um plano de desenvolvimento de maneira participativa. Com formação técnica, Rosana espera mudar a realidade local.

Já estão nos seus planos a sinalização turística, a conclusão da obra de revitalização da Avenida Beira-Mar, com instalação de barracas, a limpeza das praias, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, além de contato com o Sebrae para trabalhar a demanda de capacitação dos barraqueiros. Na orla será instalado um posto de informações turísticas com material informativo para ser distribuído aos visitantes por estudantes da cidade. O material, que terá uma nova identidade visual, será apresentado em Fortaleza, durante a Brazil National Tourism Mart (BNTM) em maio próximo.

O público jovem está na mira de Rosana Lima, que pretende executar um projeto “Turismo vai à Escola”, com elaboração de uma cartilha para fazer com que os estudantes descubram a importância do turismo e como ter acesso às belezas sem degradar. Sua meta é colocar o turismo como disciplina. “Um plano de vida para o futuro deles”.

Situada na Costa do Sol Poente, a 370 quilômetros de Fortaleza, Camocim está inserida na Rota das Emoções, programa de incentivo ao turismo desenvolvido pelos governos dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, através do Sebrae. A rota abrange Jericoacoara e Camocim (CE), Delta do Parnaíba (PI) e Lençóis Maranhenses (MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário