terça-feira, 14 de abril de 2015

Museu TAM - exposição em áreas específicas

Réplica do 14-Bis exposta no Museu TAM
O Museu TAM, localizado em São Carlos (SP), é o resultado do idealismo do comandante Rolim Amaro, fundador e presidente da TAM Linhas Aéreas, e de seu irmão João Francisco Amaro. No início, apenas uma compra de pequenas aeronaves para passeios nos fins de semana. Hoje, o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada com mais de 100 aeronaves, a maioria em condições de voo.

O Corsair foi utilizado na Segunda Guerra Mundial
Na rota deste idealismo nasceu, em 1996, o Museu Asas de um Sonho com 32 aeronaves. A exposição cresceu, passou por reformas, ganhou doações, virou instituição cultural e cresce a cada dia na memória dos amantes da aviação. O nome mudou para Museu TAM e a área ocupada passou para 20 mil metros quadrados.

O Cessna, apelidado de "Brasil", foi presenteado à aviadora Ada Rogato
O grande salão é montado de forma aconchegante e funcional. As aeronaves estão expostas em áreas distintas: setor de jatos comerciais modernos, aeronaves de passageiros com motores a hélice, aviões militares de treinamento, pequenos aparelhos de aviação leve, aeronaves históricas, grande helicóptero naval, aviões de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), aviões de transporte da FAB, caças russos, caças alemães, caças americanos, máquinas pioneiras – biplanos e 14-Bis.

Entre os destaques estão o Constellations da Panair do Brasil, o primeiro a fazer viagem entre continentes; réplicas do 14-Bis e do Demoiselle, modelos construídos por Santos Dumont; exemplares do caça alemão Messerschmitt Bf 109, utilizado na Segunda Guerra Mundial; o caça inglês Supermarine Spitfire, além dos holandeses Fokker 27, Fokker 50 e Fokker 100, que foram utilizados pela TAM.

Snelius Fiuza visitando a área destinada aos modelos Fokker
Outro destaque da exposição é o Cessna 140A, monomotor biplace da Fundação Santos Dumont, apelidado de “Brasil”. Em 1950, o então ministro da Aeronáutica presenteou a aviadora Ada Rogato com o exemplar exposto, com o qual ela recebeu o título de “Pioneira das Américas” por seu primeiro voo-solo. O espaço é recheado de mensagens dirigidas à aviadora, inclusive do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

A área do museu conta com espaços para vídeos, auditório com 300 lugares, toaletes, loja de souvenirs, consulta de banco de dados, TAM Kids, lanchonete, espaço com uniformes e resumo interativo da história de vida e profissional do comandante Rolim Adolfo Amaro (www.museutam.com.br).


2 comentários: