terça-feira, 2 de junho de 2015

BNTM no Ceará projeta negócios de R$ 263 milhões

Espaço reservado aos estandes institucionais na 24ª BNTM
O balanço da Brazil National Tourism Mart (BNTM), divulgado ontem (01.06) pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), foi considerado positivo e superou as expectativas. O evento foi realizado pela CTI-NE, em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), de 28 a 31 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Os números finais apontam crescimento no volume de negócios em relação ao ano passado, subindo de R$ 250 milhões, em 2014, para R$ 263 milhões, este ano. O aumento deste ano pode ser atribuído à quantidade de encontros realizados entre fornecedores e operadores nacionais e internacionais. Foram 3.983 reuniões, número maior que as 3.662 inicialmente pré-agendadas.

Para a presidente da CTI/NE e secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Jeanine Pires, a BNTM foi além das expectativas iniciais, mostrando a força do turismo na região Nordeste. “Nós sabíamos das dificuldades que seriam encontradas para realização do evento, mas também que este seria um momento muito favorável para promover o Nordeste, levando em consideração o aumento pela procura dos destinos nacionais este ano”, disse.

Jeanine Pires afirmou que, a partir de agora, a CTI/NE vai trabalhar no processo de melhoria e reformulação do modelo da BNTM para as próximas edições ganharem ainda mais dinâmica e, consequentemente, avançarem nas relações comerciais. 

Além de fornecedores dos nove estados da região Nordeste, representantes de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal participaram de encontros com operadores de 43 países. A BNTM 2015 contou com 226 buyers (compradores) e 116 suppliers (fornecedores) cadastrados.

Do total de compradores, o Brasil participou com 22%, seguido pela Argentina (11,4%), Reino Unido (8,7%), Estados Unidos (7,6%) e Itália (5,7%). Países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia participaram pela primeira vez da BNTM. Em relação ao número de fornecedores, o Ceará foi responsável por 35,8% do total,  acompanhado da Bahia e Pernambuco, que registraram 16,3% (15 representantes, cada). O público total do evento foi de 1.515 pessoas, entre visitantes, convidados, expositores, fornecedores e compradores.


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