quarta-feira, 17 de junho de 2015

Festivais regionais de gastronomia atraem turistas

Viajantes brasileiros e estrangeiros percorrem o País para degustar pratos típicos de cada região. São os amantes da boa gastronomia que buscam os sabores diversificados de cada Estado. Para eles, este mês é promissor, pois começa a temporada de festivais gastronômicos, com sabores para todos os gostos. A gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas nacionais e 97% estrangeiros, de acordo com um estudo do Ministério do Turismo (MTur).

A agenda começa na capital cearense, com o festival de Fortaleza, que espera reunir 12 mil pessoas do Shopping Iguatemi, de 19 a 21 deste mês de junho. A programação inclui atrações musicais e prevê mais de 80 atividades gastronômicas, entre cursos, cozinha ao vivo, bares, restaurantes e pontos de venda de produtos. Participarão do evento 70 chefs e produtores convidados de 17 Estados brasileiros, como Thomas Troigros (RJ), Léa Paixão (MG) e André Mifano (SP).

Em julho será a vez do festival de Búzios, que deve atrair 30 mil pessoas entre os dias 3 e 11. Nesta edição vão participar 45 restaurantes, com as tradicionais mesas montadas em diferentes pontos da cidade. Segundo os organizadores, a ocupação hoteleira de Buzios deve alcançar 90% durante os dias do evento.

O calendário de festivais segue até agosto em Tiradentes entre os dias 21 e 30. A expectativa é superar os números de 2014, quando o evento recebeu cerca de 40 mil turistas e teve a participação de 90 chefs, produtores, expositores e outros representantes da cadeia produtiva do setor.

A gastronomia é uma das bases da estrutura do turismo para o lazer e para os negócios, segundo o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. “Outra boa notícia é que a vocação gastronômica de parte das cidades só agora começa a ser incorporada aos destinos. Ainda há muito a se conhecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário