Por Antonio
Azevedo
Presidente da Abav Nacional
Antônio Azevedo, presidente da Abav Nacional |
Muitos são os desafios impostos a uma entidade de classe que
congrega 3,5 mil associadas, e eles se potencializam quando o quadro é tão
heterogêneo quanto o que compõe o Sistema Federativo Abav. Sob a representação
de nossas 27 Abavs, temos consolidadoras, operadoras e agências de viagens –
físicas e online - que, por consequência, apresentam objetivos e demandas
distintas. Uma entidade justa deve trabalhar igualmente por todas as
associadas, independentemente do seu porte, estratégias ou recursos tecnológicos
que empregam no atendimento aos consumidores, que cada vez mais demandam
consultoria profissional para realizarem suas viagens de lazer ou negócios.
O que poucos parecem compreender é que há limitações legais e
institucionais no papel que desempenhamos enquanto associação, e certamente não
nos cabe ingerir na gestão das empresas dos nossos associados e nem na escolha
dos parceiros comerciais que utilizam. Somos interlocutores das necessidades e
defendemos os interesses da categoria junto aos órgãos públicos e privados,
incentivamos a qualificação profissional por meio de programas, campanhas,
capacitações e treinamentos constantes, e exemplo disso é o quanto lutamos por
incansáveis 13 anos para que as agências de viagens finalmente tivessem sua
atividade reconhecida por lei. Além disso, contamos com uma assessoria jurídica
ativa e atuante, sempre apta a orientar nossos associados.
Indicativos como os bem-sucedidos programas desenvolvidos em
parceria com o Sebrae, Proagência I e II – Programa de Desenvolvimento Setorial
em Agenciamento e Operações Turísticas - e o Benchmarking – nacional e
internacional - de boas práticas do setor, além de sucessivas capacitações e
cursos que promovemos ininterruptamente por todo o Brasil por meio do nosso
Instituto de Capacitação e Certificação (Iccabav) são exemplos do empenho da
entidade em preparar suas associadas a enfrentarem as atuais e inevitáveis
mudanças do mercado. A indústria de viagens passou por muitas transformações na
última década, com reflexos em todo o mundo e cabe aos agentes de viagens
entenderem e se adequarem a um novo posicionamento empresarial.
Cortes no comissionamento e a concorrência acirrada de quem
vende direto, sem intermediação de um agente de viagens, colocaram em xeque um
modelo de operação que durante anos sustentou a atividade. E este é um cenário
que não tem volta, portanto o momento pede inovação, criatividade e,
principalmente, qualificação. É com serviços, e não mais apenas com produtos,
que o agente de viagens deve buscar a sua diversificação no mercado e,
consequentemente, a fidelidade de seus clientes.
Cabe aos empresários escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência do próprio negócio. Reservas de mercado não existem mais e os avanços da tecnologia são irreversíveis — o que é preciso e está ao alcance de todos é a adoção de ferramentas que lhes permitam tirar o melhor proveito dos recursos disponíveis para ganhar competitividade.
Cabe aos empresários escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência do próprio negócio. Reservas de mercado não existem mais e os avanços da tecnologia são irreversíveis — o que é preciso e está ao alcance de todos é a adoção de ferramentas que lhes permitam tirar o melhor proveito dos recursos disponíveis para ganhar competitividade.
O agente de viagens do futuro deve ser proativo e encontrar um
novo posicionamento dentro da cadeia produtiva do turismo, agregando mais valor
a ela. Desenvolver produtos e serviços, em vez de apenas intermediar,
convencer-se de que o cliente é a razão da sua existência, e trabalhar em prol
dele. Virá daí a sua remuneração, pela efetiva prestação de um serviço
diferenciado e não mais simplesmente pela venda intermediada. Não podemos mais
depender apenas das comissões dos fornecedores, mas sair em busca de
negociações vantajosas, porque cada vez mais as agências de viagens serão
reconhecidas como geradoras de demandas de mercado.
Fontes: Portal Panrotas - Newsletter Abav
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