quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Porto do Pecém pode receber “hub port”

Notícia da Câmara Brasil Portugal informa que o Porto do Pecém poderá implantar um “hab port”, mediante contatos que estão sendo mantidos com autoridades responsáveis pela ampliação do Canal do Panamá para tratar de uma possível parceria entre as partes. Com a criação de “hub port”, diversas empresas estrangeiras participariam do projeto. 

Segundo o porta-voz do complexo, as multinacionais Hamburg Sud, alemã, CMA CGM, francesa, e Maersk, dinamarquesa, gigantes mundiais da navegação, que já operam no porto, também estão interessadas em participar do projeto de transformar o Porto do Pecém em um centro de distribuição de cargas para o Brasil.

Ainda em negociação com o Canal do Panamá – com previsão de conclusão para o fim deste ano – a expectativa é que o acordo seja fechado ainda este ano. O complexo passaria então a contar com essa espécie de “intercâmbio” com passagem marítima. Pelo Canal do Panamá trafegam os maiores navios cargueiros do mundo, que poderão atracar, sem problemas, no porto, onde fariam o transbordo dessas cargas para navios menores.

O diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, já esteve com representantes da Autoridade Marítima do Panamá para estreitar laços entre o Ceará e o país caribenho. Segundo ele, os panamenhos ficaram empolgados com a estrutura e a localização privilegiada do porto quanto à América do Sul, Europa e África.

Se confirmado, o acordo de cooperação entre o Canal do Panamá e o Porto do Pecém deve gerar uma troca de informações e tecnologia, além de facilidades comerciais entre o Estado e a passagem marítima, gerando, assim, mais negócios para o Ceará. As partes ainda se reunirão nos próximos meses para acertar detalhes da parceria, devendo definir tudo ainda em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário