sábado, 8 de agosto de 2015

São Paulo recebe a maior competição de educação profissional do mundo

Terraço ao lado do auditório Celso Furtado também com estrutura para o evento
A cidade de São Paulo foi escolhida para receber a 43ª edição da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Anhembi. A capital paulista disputou a vaga de cidade-sede do evento com a capital espanhola, Madri, mas levou a melhor graças aos esforços da Prefeitura de São Paulo e da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), que administra o espaço onde ocorrerá o encontro.
Montagem do evento no pavilhão de exposições FOTOS: José Cordeiro/SPTuris

Pela primeira vez no Brasil e na América Latina, o evento deve superar a marca de competidores registrados na última edição realizada em Leipzig, na Alemanha, em 2013. Na ocasião, mais de mil participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações. A expectativa agora é receber 1,1 mil jovens de 59 nacionalidades diferentes que disputarão o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a realização do evento na capital paulista reforça a imagem de cidade educadora e profissionalizante e a coloca no radar de entidades ligadas ao ensino do mundo inteiro. "São Paulo é referência em geração de conhecimento, inovação e tecnologia e destino também para estudos. Reunimos aqui boas escolas, cursos excelentes e ótimas universidades. Queremos fortalecer isso", afirma.

Além dos jovens que estarão na disputa, a expectativa dos organizadores do evento - a World Skills International e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - é que cerca de 200 mil visitantes acompanhem as provas e participem dos eventos paralelos da competição. Durante os quatro dias, serão transportados 67 mil alunos das escolas públicas para visitar o evento.

Turismo e estrutura do evento no Anhembi

De acordo com estimativas do Observatório de Turismo e Eventos (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris), 42% dos apartamentos em hotéis da cidade devem ser ocupados por visitantes e participantes do WorldSkills durante o período. O impacto econômico direto do evento somente com meios de hospedagem pode chegar a R$ 29 milhões. Já são 33 hotéis ocupados apenas com competidores e delegados, fora os visitantes. E foram ainda contratadas 3.350 diárias de ônibus padrão turismo, 400 diárias de micro-ônibus e 570 diárias de vans para transporte dos alunos das escolas públicas para o evento.

Para a realização da competição, todo o Anhembi foi disponibilizado. Além do Pavilhão de Exposições e do Palácio das Convenções, a estrutura do evento conta com 68 mil m² de tendas montadas principalmente na pista central e área de estacionamento do complexo. É a maior estrutura já montada no local.

Sobre a WorldSkills

Realizado a cada dois anos desde 1950, o evento está em sua 43ª edição. Ao longo de seus 65 anos de história, a competição reúne os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

Na WorldSkills Competition, os competidores, com idade entre 16 e 22 anos, simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Aproximadamente 17 mil pessoas estão envolvidas na organização do evento, sendo 11,8 mil na montagem, além de 800 voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário