quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A melhor idade para conhecer São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo é ponto de encontro de todas as idades
São Paulo, 1º de outubro de 2015 - O Brasil celebra hoje, 1º de outubro, o Dia do Idoso, referência à data de aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003. A partir de 60 anos, a pessoa possui alguns princípios garantidos por lei, como o direito de ter acesso a recursos educacionais, culturais, de lazer, além de viver com dignidade e segurança.

Segundo dados de censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da cidade de São Paulo envelheceu nos últimos anos. Em 2000, a população idosa representava 9,32%, enquanto no levantamento de 2010, eram 11,89%.

Turistas experientes

Em relação ao público dessa faixa etária, o Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) fez um estrato específico.

Conforme levantamento de pessoas com mais de 60 anos que responderam ao questionário nas Centrais de Informação Turística (CITs), os dados mostram que mais da metade dos visitantes idosos tem como principal motivação conhecer São Paulo por turismo ou entretenimento.

Conforme a diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris, Luciane Leite, trata-se de um público com potencial para estimular ainda mais o setor turístico. "Essa é a melhor idade para aproveitar o conforto de uma vida profissional mais estável e fazer passeios num lugar com tantas opções de lazer como São Paulo. Além disso, quem vem de outros lugares acaba ficando cerca de uma semana na cidade, gasta e movimenta a economia local", afirma.

Saiba mais sobre o Observatório de Turismo e Eventos no site observatoriodoturismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário