quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Caponga realiza o Festival da Sardinha no início de dezembro

A sardinha se apresentará no festival, na Caponga, em 32 receitas
A sardinha, um peixe popular pescado em grande escala na Caponga, conquista o paladar dos cearenses e turistas e enriquece a gastronomia do município de Cascavel, no litoral Leste do Ceará. No período de 4 a 6 de dezembro, a Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel realizará  o 8º Festival da Sardinha, na praia da Caponga, um dos maiores portos pesqueiros artesanais do litoral cearense.

A sardinha é um peixe pequeno (25 centímetros), da região da Sardenha, ilha do Mar Mediterrâneo. Atualmente, as sardinhas nadam por todos os mares do mundo e podem viver até sete anos. Para a desova, a sardinha prefere a costa litorânea, onde a água é mais quente.

O Festival da Sardinha tem como fator motivacional difundir o consumo da sardinha, por se tratar de um pescado barato e de alto valor nutritivo, aumentar o fluxo de turistas nos períodos de baixa estação e capacitar a mão de obra local. O festival tem seus pilares sustentados em atrações artísticos culturais e na valorização da cadeia produtiva envolvida em todo o processo – pesca, beneficiamento e serviço.

Em sua 8° edição, o festival manterá o foco no empreendedorismo, com a arena Cascavel Empreendedor, espaço destinado à comercialização e divulgação de produtos artesanais e agrícolas de Cascavel, assim como serviço de informações para o pequeno empreendedor. Além do Cascavel Empreendedor, o festival trará uma grande arena gastronômica, uma praça de alimentação com barracas que apresentarão diversas opções deliciosas de pratos à base de sardinha. Este ano, estarão na mesa dos visitantes 32 pratos preparados com o pescado.

Para abrilhantar o evento, o festival traz uma programação cultural e artística com grandes nomes da música regional e nacional como Chambinho do Acordeon, Waldonys, Carlinhos Nação, The Mob, banda Reite e como atrações locais o grupo de swingueira Arregassamba e Claudio & Bethania. No intervalo das apresentações das bandas acontecerá o concurso gastronômico e a etapa final do concurso de desenho.

Saiba mais:
8° Festival da Sardinha
De 04 a 06 de dezembro de 2015.
Praia da Caponga – Cascavel
Programação artística:
04/12: Claudio e Bethânia, Waldonys e Banda Kbra da Peste
05/12: Banda Reite, Carlinhos Nação e Chambinho do Acordeon
06/12: The Mob e Arregassamba
Informações: www.facebook,com/festivaldasardinhaa

Telefone: (85) 9 9995.0925

Nenhum comentário:

Postar um comentário