quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, comemorado no Brasil no dia 19 de novembro, nos inspirou para um momento de reflexão. Sou do tempo do caderno “Avante”, que tinha no verso o Hino Nacional, cantado diariamente nas escolas, antes do início da aula. Hoje, isto não existe mais, e a juventude pouco sabe sobre as datas comemorativas.   
No dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, o chefe do Governo Provisório assinou um decreto que criou os símbolos nacionais. Entre eles, estava a bandeira nacional. O Brasil trocou a antiga bandeira imperial pela bandeira da República. O desenho da bandeira brasileira é de Décio Vilares.
A nova bandeira manteve o verde e o amarelo. Entretanto, o brasão imperial foi abandonado para dar espaço ao círculo azul marcado pelas estrelas e cortado pela inscrição positivista “Ordem e Progresso”. As estrelas representam cada um dos Estados brasileiros. No dia 11 de maio de 1992, com a transformação dos territórios em Estados, a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22.
As cores oficiais da bandeira – verde, amarelo, azul e branco – têm um significado:
Branco – significa o desejo pela paz
Azul – simboliza o céu e os rios brasileiros
Amarelo – simboliza as riquezas do país
Verde – simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
O projeto da bandeira republicana foi realizado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, dois representantes do pensamento positivista no Brasil. Para a disposição das estrelas, eles contaram com o apoio do professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica do Rio de Janeiro.
A bandeira imperial foi criada em 1822, por decreto de Dom Pedro I. Esse símbolo da época foi criado pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, professor da Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro. A bandeira tem seu hino, cantado em comemorações especiais.
Fonte: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário