segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Festuris cresce e projeta negócios para 2016

EDGONY BEZERRA
Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello FOTOS: Edgony Bezerra
Diretores do Festuris  recebem homenagem do Chocolate Logano
No frio da noite do dia 5 de novembro último, o Palácio dos Festivais abriu suas portas para receber um público formado por auto-ridades, jornalistas e convi-dados, na solenidade de abertura do 27º Festival do Turismo de Gramado (Festuris).

O município de Santa Maria (RS) fez a festa de abertura com bela interpretação do Hino Nacional e do Hino do Rio Grande do Sul. No palco, os diretores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello (Marcus Rossi estava viajando), receberam os convidados com a alegria pelo esforço recompensado em mais um ano de luta para a realização do evento.

“Trabalhamos muito, foi um ano difícil e de muito aprendizado. Aprendemos a lidar com cautela e nortear nossos passos com sabedoria, mas não deixamos de investir, porque nossa meta é crescer”, disse Marta Rossi, prometendo um grande evento, com a realização de bons negócios.

Presente à solenidade, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destacou a importância do Festuris para a divulgação da cidade de Gramado, que tem 34 mil habitantes e recebe três milhões de turistas por ano. Nestor lembrou o cuidado com a infraestrutura e a realização do Natal Luz, que lota a cidade durante 70 dias, no final do ano em curso e no início do novo ano. Após a solenidade, os congressistas se encontraram no Hotel Continental Canela, em jantar oferecido pelo “Arroz Amigo”.

PALESTRAS E FEIRA DE NEGÓCIOS

O Festuris foi realizado durante os dias 6 e 7 de novembro, em dois momentos: palestras no Palácio dos Festivais, pela manhã, e feira de negócios no Serra Park, à tarde. O tema central – De olho no Mercado, Superando as Crises e Desenvolvendo Novos Modelos de Negócios – abriu espaço para diferentes temas correlatos.

O ministro do Turismo, Henrique Alves, não compareceu e foi representado pelo secretário de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Neusvaldo Lima, que participou do painel “Os Desafios da Nova Conjuntura Econômica: Onde Estamos e Para Onde Vamos”. Lima detalhou as ações do Ministério do Turismo e disse que este trabalho não está sendo do conhecimento do público.

O painel teve a abordagem do fundador da CVC, Guilherme Paulus, que falou da sua insatisfação com a política do governo brasileiro para o setor e para a economia. “O problema é a Presidência da República, que não quer trabalhar. O País está sem comando, está à deriva”, disse Paulus.

A feira de negócios, no Serra Park, ocupou um espaço de 20 mil metros quadrados e teve a participação de 2500 expositores em 410 estandes, com representação de vários países. Belos estandes ornamentaram a feira, que, também, abriu espaços para capacitações, palestras e seminários gastronômicos.

No final do evento, os diretores reuniram a imprensa para apresentar os números do Festuris. Eduardo Zorzanello disse que foi um ano difícil e eles tiveram que viajar o dobro para alcançar esses resultados. A feira cresceu 3%, recebeu 14 mil pessoas e prospectou negócios em torno de R$ 212 milhões para 2016. O impacto local na economia foi de R$ 14 milhões.

A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, externou sua gratidão ao Festuris, “a maior e mais importante ferramenta de divulgação da cidade”. No final da coletiva, os diretores receberam uma homenagem do Chocolate Logano, com a entrega de uma placa com a logomarca do evento. O frio, a hospitalidade e a beleza da decoração natalina de Gramado se harmonizaram com mais uma edição do Festuris.

A jornalista viajou a Gramado a convite do Festuris

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