quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Contrastes do Natal na Praça do Ferreira

O contraste das duas árvores
Cenário de apresentação do Coral de Luz




















Fortaleza ganha visibilidade com a decoração natalina na Praça do Ferreira, palco do Natal de Luz 2015, lançado no dia 27 de novembro último, com shows, desfiles de carros alegóricos, chagada do Papai Noel e a apresentação do tradicional Coral de Luz, formado por crianças. O Coral se apresenta todos os dias, às 18 horas, nas janelas do antigo Excelsior Hotel, até o dia 23 deste mês. A festa natalina, em 19ª edição, é uma realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza.

Este ano, a Árvore de Natal instalada na praça tem como tema cultural a jangada, embarcação característica do Nordeste brasileiro e um símbolo do Ceará. A festa, uma atração para a capital cearense, não foi capaz de afastar os moradores de rua que ocupam a Praça do Ferreira.

A árvore da miséria chama a atenção FOTOS: Edgony Bezerra
Ao lado da árvore decorativa realça o retrato da miséria, formado por uma árvore natural, destruída pelos vândalos e com seus galhos ocupados com colchões e caixas com objetos dos moradores de rua. É um desafio às autoridades e um desrespeito à CDL, que valoriza a data e oferece uma bela festa popular.

Em ponto estratégico da Praça do Ferreira, a arvore da miséria chama a atenção dos transeuntes. Muitos param, comentam, fotografam e dirigem palavras de culpa às autoridades e à população pelo descaso com a pobreza. Com este espírito de misericórdia, eles esquecem que os moradores de rua, em sua maioria, são assaltantes e drogados que fizeram uma opção de vida fora da lei, da disciplina e do respeito aos cidadãos. A culpa das autoridades é não retirá-los da Praça do Ferreira, o coração pulsante de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário