sábado, 9 de janeiro de 2016

Belém comemora 400 anos de fundação

O Forte do Presépio deu origem à cidade de Belém há 400 anos
Belém está em festa. A capital do Pará comemora 400 anos no dia 12 deste mês de janeiro e está oferecendo uma intensa programação.  A cidade foi fundada em 1616, ao redor do Forte do Presépio, construído pelo capitão Francisco Caldeira Castelo Branco. A região era ocupada pelos índios Tupinambás, o que ocasionou a denominação de “Cidade Morena”, em função da miscigenação do povo português com os índios.
O Mercado do Ver-o-Peso guarda muitas curiosidades

A nova povoação foi denominada de Feliz Lusitânia, depois Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará até a atual denominação de Belém, a segunda cidade mais populosa da região Norte, com 1.439.561 habitantes. O forte que deu origem à cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1962.

Verde pelas suas mangueiras, saborosa pela sua culinária exótica, alegre pela música de Fafá de Belém e católica pela realização da festa do Círio de Nazaré (em outubro), Belém espera os turistas para momentos especiais nesta que é considerada a “Metrópole da Amazônia”, situada na Linha do Equador, às margens do Rio Guamá, próxima à foz do Rio Amazonas.

A capital do Pará conta com o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans, com voos regulares para as principais capitais brasileiras e está localizada no extremo Norte da malha rodoviária brasileira: BR-316 (Nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (Alça Viária). Belém, uma das principais entradas para a região Norte, pode ser facilmente alcançada por vias terrestres, aérea e fluvial.

A história de Belém se confunde com o período áureo da borracha, no início do século XX, quando a cidade recebeu inúmeras famílias europeias, o que ocasionou grande influência na arquitetura de suas edificações e a tornou conhecida como Paris n’América.

Com o chamado ciclo da borracha, Belém atingiu grande importância comercial e ganhou expressivos edifícios como os do Palácio Lauro Sodré, Colégio Gentil Bittencourt, Teatro da Paz, Palácio Antônio Lemos e Mercado do Ver-o-Peso. Mesmo se modernizando ao longo destes 400 anos, Belém preserva as fachadas dos casarões, igrejas e capelas do período colonial.

Seu maior diferencial está na comida típica, com destaque para maniçoba, pato no tucupi, doce de cupuaçu e uma variedade de pratos preparados com peixes, saborosos como o filhote. No Ver-o Peso, o visitante encontra ervas para todos os gostos, com meizinhas para casar, ficar bonita e até para se descasar. Este destino turístico da região Norte está situada a 1.494 quilômetros de Fortaleza, com saídas diárias de ônibus e de avião. O tempo de voo é de 1:55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário