Atrelado à política, o turismo brasileiro passa por
um momento delicado. Faltam lideranças, planejamento e ação para um trabalho
promocional que garanta o desenvolvimento do setor. O mercado passa por muitas
transformações com o enfraquecimento de entidades e o fechamento de agências de
viagens e operadoras. O cliente compra suas viagens pela internet e mostra que
não precisa mais de uma agência de viagens, atualmente, engolidas pelas companhias
aéreas e pelas vendas online.
A Fundação CTI-NE, formada pelos órgãos oficiais de turismo dos nove Estados da região, funciona há 37 anos e tem por finalidade promover o desenvolvimento do turismo com atração de negócios e novos visitantes. Entre as denúncias chegadas ao Ministério Público estão irregularidades contábeis e o não cumprimento dessas ações de promoção da região.
Na última terça-feira (12), os secretários de
Turismo dos nove Estados do Nordeste se reuniram, em Recife, para entender as denúncias que
fizeram o Ministério Público decidir pelo fim da CTI-NE, por "não ter
fomentado o Turismo na região e ter realizado diversas irregularidades".
Segundo notícia do Portal Panrotas, ficou decidido
que o grupo vai continuar, provavelmente com um novo formato e nome, como uma
espécie de agência de fomento do Turismo no Nordeste. O nome CTI-NE está
desgastado, especialmente depois das denúncias do Ministério Público, e o
objetivo é modernizar a estrutura e unir ainda mais os destinos nordestinos.
O grupo, que não pode ser reconhecido como CTI-NE, pois a posse da atual diretoria não é reconhecida, decidiu pela confirmação da Brazil National Tourism Mart (BNTM), no início do mês de maio, em Pernambuco. O evento, destinado a compradores estrangeiros, também deverá ter um novo formato.
"Durante o encontro, os secretários tomaram conhecimento da ação judicial, datada de 21 de dezembro de 2015, que determinou a extinção da CTI Nordeste, resultante do processo de 2014, anterior aos atuais mandatos. Diante da informação, os dirigentes decidiram pelo aprofundamento do conteúdo da ação, que, por está em primeira instância, é passível de recurso. No prazo de 15 dias, serão definidos os procedimentos a serem adotados pela entidade", diz o grupo em comunicado elaborado na noite do dia 12.
"Continuamos com a convicção de que o Nordeste é uma região que se destaca no cenário do turismo brasileiro, com forte identidade, diversidade de produtos disponíveis e, ao mesmo tempo, avanços substanciais de mercado", finaliza o texto.
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