quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

MP de Pernambuco pede a extinção da Fundação CTI-NE


Atrelado à política, o turismo brasileiro passa por um momento delicado. Faltam lideranças, planejamento e ação para um trabalho promocional que garanta o desenvolvimento do setor. O mercado passa por muitas transformações com o enfraquecimento de entidades e o fechamento de agências de viagens e operadoras. O cliente compra suas viagens pela internet e mostra que não precisa mais de uma agência de viagens, atualmente, engolidas pelas companhias aéreas e pelas vendas online.

Por outro lado, as denúncias de irregularidades surgem e acarretam sérios prejuízos ao setor. O caso mais recente é o pedido de extinção da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (Fundação CTI-NE) pelo Ministério Público de Pernambuco, após receber denúncias de irregularidades.

A Fundação CTI-NE, formada pelos órgãos oficiais de turismo dos nove Estados da região, funciona há 37 anos e tem por finalidade promover o desenvolvimento do turismo com atração de negócios e novos visitantes. Entre as denúncias chegadas ao Ministério Público estão irregularidades contábeis e o não cumprimento dessas ações de promoção da região.

Na última terça-feira (12), os secretários de Turismo dos nove Estados do Nordeste se reuniram,  em Recife, para entender as denúncias que fizeram o Ministério Público decidir pelo fim da CTI-NE, por "não ter fomentado o Turismo na região e ter realizado diversas irregularidades".

Segundo notícia do Portal Panrotas, ficou decidido que o grupo vai continuar, provavelmente com um novo formato e nome, como uma espécie de agência de fomento do Turismo no Nordeste. O nome CTI-NE está desgastado, especialmente depois das denúncias do Ministério Público, e o objetivo é modernizar a estrutura e unir ainda mais os destinos nordestinos.

O grupo, que não pode ser reconhecido como CTI-NE, pois a posse da atual diretoria não é reconhecida, decidiu pela confirmação da Brazil National Tourism Mart (BNTM), no início do mês de maio, em Pernambuco. O evento, destinado a compradores estrangeiros, também deverá ter um novo formato.

"Durante o encontro, os secretários tomaram conhecimento da ação judicial, datada de 21 de dezembro de 2015, que determinou a extinção da CTI Nordeste, resultante do processo de 2014, anterior aos atuais mandatos. Diante da informação, os dirigentes decidiram pelo aprofundamento do conteúdo da ação, que, por está em primeira instância, é passível de recurso. No prazo de 15 dias, serão definidos os procedimentos a serem adotados pela entidade", diz o grupo em comunicado elaborado na noite do dia 12.

"Continuamos com a convicção de que o Nordeste é uma região que se destaca no cenário do turismo brasileiro, com forte identidade, diversidade de produtos disponíveis e, ao mesmo tempo, avanços substanciais de mercado", finaliza o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário