sexta-feira, 11 de março de 2016

Abracorp: hotelaria registra crescimento de room nights em 2015

Levantamento promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) revela que o segmento de hotelaria nacional teve aumento de 7,2% em room nights (quantidade de diárias comercializadas) em 2015. O faturamento foi quase o mesmo - variação de - 0,02%.
De acordo com as 29 maiores agências de viagens que atendem o setor corporativo, os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%, enquanto o conjunto de Outras Redes aumentou a participação de mercado em 17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes (53,1%); o de Outras Redes ficou com 18,2%; Accor (10,1%); Atlantica (7,5%) – considerando os que lograram o melhor desempenho.
Dos R$ 11,4 bilhões do total de receitas obtidas pelas associadas Abracorp em 2015, a hotelaria nacional gerou 19,5%; e a internacional 3,8%. “O cenário de desaceleração da economia não foi determinante no impacto das corporações ao setor hoteleiro nacional. Sentimos que os executivos continuaram viajando, prospectando e promovendo novos negócios. A pouca alteração no faturamento revela que os meios de hospedagens diminuíram suas margens de lucros para oferecer tarifas mais atraentes aos viajantes a negócios”, analisa Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp.
Em relação à hotelaria internacional, o resultado foi ainda melhor. No geral, o segmento registrou aumento de 13,8% na comparação com 2014. O conjunto dos hotéis Independentes liderou os números de room nights, com aumento de 29,5%. O de Outras Redes também cresceu 13,7%. Por outro lado, as redes Accor, IHG e Hilton registraram declínio em 16%, 14,7% e 11,1% - respectivamente.
Em relação às vendas, a valorização da moeda norte-americana frente ao real fez com que o faturamento aumentasse 47,5%, com destaque para o item Outras Redes, que apresentou incremento de 79% no faturamento. Os hotéis independentes, que lideram o market share do segmento com 44,4%, também tiveram um bom desempenho de 47%. Na sequência, aparecem as maiores redes: Hilton, IHG e Accor, com crescimento de 27,7%, 21,4% e 4,5% - respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário