Levantamento
promovido pela Associação Brasileira de Agências de
Viagens Corporativas (Abracorp)
revela que o segmento de hotelaria nacional teve aumento de 7,2% em room
nights (quantidade de
diárias comercializadas) em 2015. O faturamento foi quase o mesmo - variação de
- 0,02%.
De
acordo com as 29 maiores agências de viagens que atendem o setor corporativo,
os hotéis independentes tiveram movimentação geral de venda reduzida em 11,5%,
enquanto o conjunto de Outras Redes aumentou a participação de mercado em
17,2%. O ranking de faturamento dos hotéis no mercado
nacional, em 2015, posiciona, em primeiro lugar, o conjunto dos Independentes
(53,1%); o de Outras Redes ficou com 18,2%; Accor (10,1%); Atlantica (7,5%) –
considerando os que lograram o melhor desempenho.
Dos R$
11,4 bilhões do total de receitas obtidas pelas associadas Abracorp em 2015, a
hotelaria nacional gerou 19,5%; e a internacional 3,8%. “O cenário de
desaceleração da economia não foi determinante no impacto das corporações ao
setor hoteleiro nacional. Sentimos que os executivos continuaram viajando,
prospectando e promovendo novos negócios. A pouca alteração no faturamento
revela que os meios de hospedagens diminuíram suas margens de lucros para
oferecer tarifas mais atraentes aos viajantes a negócios”, analisa Rubens
Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp.
Em
relação à hotelaria internacional, o resultado foi ainda melhor. No geral, o
segmento registrou aumento de 13,8% na comparação com 2014. O conjunto dos
hotéis Independentes liderou os números de room nights, com aumento
de 29,5%. O de Outras Redes também cresceu 13,7%. Por outro lado, as redes
Accor, IHG e Hilton registraram declínio em 16%, 14,7% e 11,1% -
respectivamente.
Em
relação às vendas, a valorização da moeda norte-americana frente ao real fez
com que o faturamento aumentasse 47,5%, com destaque para o item Outras Redes,
que apresentou incremento de 79% no faturamento. Os hotéis independentes, que
lideram o market share do segmento com 44,4%, também tiveram
um bom desempenho de 47%. Na sequência, aparecem as maiores redes: Hilton, IHG
e Accor, com crescimento de 27,7%, 21,4% e 4,5% - respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário