segunda-feira, 21 de março de 2016

Crise econômica deve ser enfrentada com planejamento

Fernando Sá deu palestra para os empresários de João Pessoa
Como administrar uma empresa em época de crise? A pergunta que cada brasileiro se faz não é simples de ser respondida, porque muitas variantes estão expostas no mercado e poucos devem entender como funciona essa engenharia. E o que fazer para manter o negócio em funcionamento com a crise?  Tanto no primeiro como no segundo cenário, a palavra de ordem é planejamento.

O consultor Fernando Sá esteve na capital paraibana, a convite do Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes de João Pessoa, e ministrou um workshop que tocou justamente nas questões mais imperativas do processo que envolve crise econômica e administração de negócios. Para um público ávido por novas informações, o executivo fez uma clinica para alguns já experientes empresários e os resultados não podiam ser melhores, conforme a avaliação da plateia.

Fernando Sá é empresário de sucesso no setor de gastronomia, mas enveredou também para o mercado de consultoria, apoiado no conhecimento adquirido nas áreas de Administração, Economia e Marketing. No ano passado, o executivo criou a GNA para colocar em prática a experiência adquirida ao longo de 22 anos no segmento. Toda essa carga de experiência foi transmitida durante o evento em João Pessoa, na última quarta-feira (16), no Sesc do Cabo Branco.

O executivo disse que há oportunidades para que as pessoas possam empreender, em especial, no setor gastronômico, pois o movimento de pessoas que optam pela alimentação fora de casa tem crescido, apesar da crise econômica e do encolhimento do poder aquisitivo dos brasileiros. “Atualmente, se come fora de casa por necessidade, seja pelo trabalho ou estudo, ou os dois. E quem chega em casa à noite, busca o serviço de delivery para se alimentar”, enfatiza.

Mas, Fernando Sá pede cautela quando se pensa em empreender. O planejamento estabelecido por uma consultoria é fator preponderante para que o empreendimento não naufrague assim que apareça o primeiro iceberg. “Temos que prestar atenção ao movimento do mercado e saber as tendências”, disse. Investir às cegas é o mesmo que entrar em um campo minado.

O consultor afirma que muitos trabalhadores demitidos estão buscando empreender, procurando abrir o seu próprio negócio, mas alerta para o risco de se perder tudo em pouco tempo. Quando ele fala em perder tudo, não é apenas o valor investido, mas todo dinheiro de uma possível indenização por demissão (Fundo de Garantia), que, em menos de três meses, pode jogar fora até 20 anos de dinheiro somado de anos de trabalho.
   
Além de o futuro empreendedor tomar algumas precauções para administrar seu negócio, Fernando Sá indica que ele procure analistas do Sebrae que, na opinião dele, são peças fundamentais para o desenvolvimento.

Para Graco Parente, presidente do sindicato, o encontro entre o consultor e os associados foi importante para que todos possam entender o momento econômico ao qual o país está enfrentando e analisar os melhores meios de enfrentá-lo. “É um encontro que cria uma cumplicidade e busca atender os receios e as preocupações de nossos associados nesse momento”, aponta o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário