domingo, 20 de março de 2016

Hub da TAM no Nordeste: você acredita?


O Brasil mudou consideravelmente do final de 2015 para o início de 2016. Fizemos uma aterrissagem  forçada e estamos voando baixo, com turbulências que se evidenciam numa crise moral, econômica e política. Os caminhos são confusos e não vislumbram um destino certo em curto prazo.

O segundo semestre de 2015 foi de sonhos, miragens, encantamento, embora o cenário adverso já estivesse se revelado. Neste clima de euforia, a TAM anunciou a instalação de um hub no Nordeste, e gerou uma disputa acirrada entre três Estados: Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

No clima de cada qual o melhor, foram muitas as projeções econômicas, principalmente com a geração de empregos. O hub (um centro de conexões da companhia aérea) acenava com a implantação de novas linhas nacionais e internacionais. O Ceará fez campanha, mobilizou políticos e entidades. “Tudo pelo hub da TAM”!

A divulgação da capital escolhida viria até o final do ano. Antes do prazo se vencer, a TAM adiou a decisão e disse que a escolha “será baseada na análise global de uma série de critérios técnicos, como a competitividade de custos, atrelada a uma infraestrutura adequada para o empreendimento”.

As especulações silenciaram e, neste mês de março, a TAM mostrou uma nova realidade ao divulgar mudanças na malha aérea internacional. Segundo a companhia, trata-se de uma adequação ao atual cenário brasileiro, o que resultou no cancelamento de 19 voos internacionais. A notícia foi divulgada no jornal Panrotas.

Foram cancelados voos para Miami, Nova York Orlando e Cancun, com saídas de várias cidades. As mudanças tiram do ar muitas opções de vôos. A partir de 4 de abril, será cancelada definitivamente a rota Manaus-Miami. A companhia havia anunciado no dia 25 de fevereiro que reduziria de quatro para duas frequências semanais.

A partir de 5 de junho, será cancelada a rota Brasília-Orlando, inaugurada em 12 de junho do ano passado. A aérea informou ainda que os passageiros de Brasília para Orlando terão como alternativa as conexões no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

E a partir de 2 de julho, será cancelada a rota Guarulhos-Cancun, ficando como alternativa aos passageiros apenas os voos via Bogotá.

A partir de 10 de abril, a TAM reduzirá de sete para cinco o número de frequências semanais entre o Galeão e Nova York. Já a partir de 22 de maio, será reduzido de sete para cinco o número de frequências semanais entre o Galeão e Miami. Em ambos os casos, a companhia informa que as rotas serão operadas diariamente entre 22 de junho e 29 de agosto, sem prejudicar o atendimento dos passageiros que viajarão ao Rio de Janeiro no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Em 6 de junho a aérea reduzirá de seis para cinco o número de frequências semanais na rota Brasília-Miami, e a partir de 7 de junho será reduzido de duas para uma frequência semanal na rota Fortaleza-Miami. E, por fim, a partir de 22 de agosto, será reduzido de 14 para 12 o número de frequências semanais na rota Guarulhos-Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário