sábado, 30 de abril de 2016

Brasil recebeu menos estrangeiros em 2015

Enquanto o Oriente Médio apresenta alto faturamento com o turismo (post abaixo), o Brasil continua a passos lentos nesta atividade. No ano passado, 6,3 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil, uma queda de 1,9% em comparação com 2014, quando 6,4 milhões de turistas de fora estiveram no País, segundo o Anuário Estatístico divulgado no dia 25 de abril pelo Ministério do Turismo. Na avaliação da instituição, porém, essa queda não representa uma tendência. Em 2014, o Brasil recebeu a Copa do Mundo, evento que induziu um fluxo atípico de visitantes.

O diretor de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, afirmou à ANBA que a comparação “ideal” é com 2013, quando 5,8 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil. “Em 2014, o número elevado ocorreu em razão da Copa. Sem ela, teríamos recebido menos de seis milhões de turistas. Comparando-se o fluxo que recebemos em 2015 com o de 2013, anos em que não houve um evento atípico, o aumento em 2015 foi de 8,5%”, afirmou Lopes.

Ainda na avaliação do diretor de pesquisas, o Brasil recebeu, no total, mais turistas dos países sul-americanos. “No mundo inteiro, o turismo internacional é inter-regional, ou seja, viajam para um país pessoas dos países vizinhos ou próximos a ele. No nosso caso, recebemos, em 2014, 3,1 milhões de turistas da América do Sul. No ano passado, foram 3,4 milhões de visitantes, ou 9,1% a mais. A quantidade de turistas procedentes da Argentina, que é o país que mais envia turistas ao Brasil, atingiu 2,079 milhões no ano passado, com aumento de 19,2% em comparação com 2014”, disse.

Na avaliação de Lopes, a Copa do Mundo deixou como legado um novo patamar na quantidade de visitantes. O ministério acredita que este ano, também atípico em razão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o fluxo de turistas ao Brasil será o maior já registrado. Lopes, contudo, não faz previsão. “Sabemos que será o maior de todos os tempos. Um recorde”.

MAIORES EMISSORES

O maior emissor de turistas ao Brasil em 2015 foi a Argentina, responsável por 33% do total de estrangeiros no País. Foi seguida por Estados Unidos, que enviou 586,4 mil turistas, e Chile, procedência de 250,5 mil visitantes. Paraguai, Uruguai, França, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, Espanha, Colômbia, Peru, Bolívia, México, Venezuela, Suíça, Japão, Canadá e Holanda completam a lista dos 20 maiores emissores de turistas ao Brasil. Os países árabes não aparecem entre os principais emissores de visitantes.

O estado que mais recebeu turistas no ano passado foi São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário