domingo, 22 de maio de 2016

Sete roteiros para “acalmar a alma” no feriado de CC

Plataforma de viagens compartilhadas BlaBlaCar sugere destinos para meditar, orar ou simplesmente buscar a paz de espirito

As motivações para viajar podem ser as mais variadas possíveis: da busca por diversão e aventura até a necessidade de descansar, sozinho ou na companhia de alguém. Dentre elas, há um tipo de turismo especial que tem aparecido na preferência dos brasileiros, principalmente quando se vive na correria das cidades: o da busca espiritual. E aí entram tanto os destinos religiosos quanto os refúgios para quem procura o sossego fora dos grandes centros urbanos.

Pensando nisso, a BlaBlaCar (www.blablacar.com.br), plataforma francesa de viagens compartilhadas, preparou uma lista com sete sugestões de destinos nacionais para buscar a paz de espírito, com opções de templos (budista e Hare Krishna), igrejas/santuários católicos e até spas com uma proposta mais “zen”. Em comum, todos são acessíveis de carro a partir de capitais, em viagens que podem ser compartilhadas para os turistas já entrarem no clima.


Templo Zu Lai - Cotia, SP

O Templo Zu Lai (foto), situado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, é um dos maiores templos budistas da América Latina. Fundado em abril de 1992, costuma atrair até quem não é adepto do budismo. Entre as atrações, há a possibilidade de fazer diversos cursos, palestras, visitas guiadas e até almoçar no restaurante com bufê vegetariano. Aos domingos, os visitantes podem acompanhar cerimônias com recitação de mantras (palavras sagradas) e sutras (escrituras budistas) em chinês. O acesso ao Zu Lai é pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares, a partir de São Paulo. Mais informações em http://www.templozulai.org.br/.


Basílica de Nossa Senhora Aparecida - Aparecida, SP

Localizado na cidade de Aparecida (foto), no interior do estado de São Paulo, o Santuário é considerado o terceiro maior templo católico do mundo. Com capacidade para 75 mil fiéis, não é o local ideal para quem procura tranquilidade, mas se consolidou como o maior símbolo do turismo religioso brasileiro, atraindo fiéis de todas as idades para conhecer o local sagrado e acompanhar as missas na Basílica nova, realizadas diariamente. São mais 100 mil pessoas que chegam a visitar a cidade aos domingos e milhões de visitantes todos os anos, o que estimulou o desenvolvimento de uma boa estrutura para o turismo, com opções de restaurantes e hotéis para diversos perfis de viajantes. Mais informações em http://www.aparecidasp.com.br/.

Fazenda Nova Gokula - Pindamonhangaba, SP

Maior comunidade Hare Krishna da América Latina, Nova Gokula fica na zona rural de Pindamonhangaba, a cerca de 150Km de São Paulo, em uma área de proteção ambiental no pé da Serra da Mantiqueira que atrai pessoas e curiosos de diferentes crenças. Na fazenda, fundada em 1978, há casas de devotos, restaurantes, lanchonetes, pousadas, campings, lojas com artigos inidianos e dois templos, onde as cerimônias são abertas aos não praticantes. No site http://www.novagokula.com.br/ há opções de hospedagem e informações sobre a programação de rituais e retiros espirituais.

Spas na região Serrana do RJ

Cercada por paisagens de tirar o fôlego e temperada por um autêntico clima de montanha, as cidades de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis e seus distritos, como Itaipava, são alguns dos destinos que fazem parte do circuito de inverno do Rio. Além da proximidade à capital (até 100Km) e acesso por boas rodovias, a serra fluminense está repleta de pousadas que também funcionam como spas holísticos. Um exemplo é o Vindrávana, em Teresópolis, que funciona tanto como hospedagem quanto centro de tratamento, com massagens ayurvedas, reflexologias e shiatsu. Mais informações em http://vraja.com.br/. Na mesma região, na cidade de Miguel Pereira, há o Centro de Meditação Vipassana - Dhamma Santi, que ensina uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia, que exige elevado condicionamento físico e mental (dependendo do curso, o aluno deve passar dez horas por dia sentado na mesma posição).

Bom Jesus na Lapa, BA

Outra famosa rota do turismo brasileiro, Bom Jesus da Lapa é um município baiano localizado a cerca de 670Km de Brasília e 800Km de Salvador, no Vale do São Francisco. Com a terceira maior peregrinação católica do Brasil, recebe fiéis durante todo o ano, mas é de junho a setembro que sedia as principais festas e romarias. Grutas para oração, como a Sala dos Milagres, estão entre as atrações desse santuário, famoso por atrair devotos de várias partes do Brasil.


Museu do Padre Cícero - Juazeiro do Norte, CE

Um centro religioso no Vale do Cariri, no estado do Ceará, guarda a imagem do lendário Padre Cícero (foto), também conhecido como “padim ciço”. No ano de 1889, o Padre teria se surpreendido ao ver a transformação de uma hóstia (pão sagrado da igreja católica) em sangue, enquanto ele a dava para a beata Maria Magdalena do Espírito Santo. A partir daí, Juazeiro tornou-se parte do movimento de peregrinação católica brasileira. Além das romarias, a cidade conta com passeios que passam pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Francisco, museu do Padre Cícero e a Capela de Perpétuo Socorro, que foi construída pelo próprio padroeiro. Todas reúnem muitos fiéis anualmente.


Nova Trento, SC

A 75Km de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, Nova Trento (foto) mantém as tradições e as crenças trazidas pelos colonizadores italianos, em 1875. A beatificação de Madre Paulina, a primeira santa brasileira, em 1991, e sua canonização, em 2002, só aumentaram o fluxo de turistas religiosos, vindo de todos os cantos do Brasil. Colonizada por imigrantes italianos oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, em 1875, mantém fortes as tradições italianas, presentes principalmente nos pratos típicos, danças folclóricas e nas vinícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário