As férias estão chegando e só de falar dá aquela
vontade de pegar as malas e lançar-se pelo mundo. Viajar faz muito bem, gera
emprego, renda, cultura, aprendizado e satisfação pessoal. Para que você possa
se planejar e nada saia errado, o Ministério do Turismo oferece um guia com
orientações importantes. É o “Viaje Legal”, que traz dicas e informações sobre
seus direitos antes, durante e depois da viagem. Confira algumas delas:
Antes:
Jericoacoara-CE FOTO: banco de imagens/Embratur |
Contrate prestadores de serviços turísticos formalizados
e legalizados. Consulte sobre o assunto no site Cadastur, o cadastro oficial dos prestadores de serviços
turísticos do Brasil. Agências de Turismo, meios de hospedagem e transporte e
guias de turismo precisam estar formalizados lá. Vans que transportam turistas,
por exemplo, devem ter o adesivo verde com seu número de inscrição no Cadastur
colado na lataria do automóvel. Se você é pessoa com deficiência comunique aos
contratados com 48 horas de antecedência sobre suas necessidades.
Durante:
Chegando ao hotel, preencha a Ficha Nacional de
Registro de Hóspedes (FNRH). É seu contrato com o meio de hospedagem. Leia
atentamente as regras e normas de conduta do estabelecimento quanto aos furtos,
objetos esquecidos e perdidos, saídas de emergência, limpeza das unidades
habitacionais, horário de check-in, check-out, café da manhã, entre outras
informações.
Viajando de ônibus ou de avião, guarde sempre o
bilhete de passagem e o tíquete de bagagem. São a sua garantia no caso de
extravio ou dano na bagagem.
Em
caso de problemas na prestação de qualquer serviço turístico, procure o órgão
de proteção e defesa do consumidor (Procon) para fazer sua reclamação. Para
isso, tenha sempre em mãos os comprovantes dos serviços turísticos contratados.
Valem os anúncios de jornais, da internet, vouchers, entre outros comprovantes.
Depois:
Bagagem trazida para o Brasil de viagens ao
exterior deve obedecer às regras da Receita Federal. Atente a elas, acessando o
site da Receita Federal.
Indique aos seus amigos e familiares os bons
serviços contratados e reclame aos órgãos competentes das empresas que não
prestaram os serviços previamente contratados.
Compartilhe suas fotos, impressões e experiências,
conte sobre o que aprendeu com as diferenças culturais que encontrou.
Fonte: Ministério do Turismo
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