quinta-feira, 16 de junho de 2016

Santos populares animam as ruas de Lisboa

O tradicional evento “Festas de Lisboa” toma conta das ruas e avenidas da capital portuguesa. O evento é inspirado nos santos populares, começou a ser realizadas de forma oficial em 1932, e dois anos depois ganhou o apoio e a organização da Câmara Municipal

Os bairros mais tradicionais de Lisboa aderem à festa
Quem chegou a Lisboa no início deste mês viu a melhor parte do evento “Festas de Lisboa”, realizado durante o mês de junho, nos bairros mais carismáticos da cidade (Alfama, Bica, Bairro Alto, Castelo e Mouraria). O ponto alto acontece no dia 13 de junho, feriado municipal, com a procissão em honra a Santo Antônio. Esta é uma das procissões mais populares da cidade, quando Lisboa honra Santo Antônio nos bairros mais populares e nos mais cosmopolitas.

O cortejo remonta ao século XVI, numa iniciativa da Confraria dos Louceiros (cujo patrono era este santo franciscano), e foi desde sempre apadrinhada pela Câmara da cidade e pelos lisboetas devotos. A festa reúne música e sardinha assada na rua para comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro. O evento é repleto de atrações culturais, que envolvem animações de rua, concertos de fado, teatro e espetáculos, arraiais e marchas populares, entre outras iniciativas, para todos os tipos de público.
Os turistas brasileiros que quiserem conhecer Lisboa e suas festas típicas, apreciar a famosa culinária portuguesa e, ainda, se sentir bem perto de casa, terão uma oportunidade especial, por diversos motivos para se identificar com os festejos portugueses, já que existem muitas semelhanças com as festas juninas comemoradas no Brasil.

Um dos momentos especiais do programa das festas é o das Noivas de Santo Antônio, uma cerimônia de vários casamentos na Sé, passando também pela Igreja de Santo Antônio (o santo conhecido como casamenteiro).
O desfile na Avenida da Liberdade, onde os vários bairros da cidade são representados numa competição para melhor marcha é o evento que mais destaque tem, mas as festas se prolongam pelos restantes dias do mês. A programação ainda traz atividades que fogem um pouco do tradicional e envolvem literatura, esporte, teatro, cinema e artes visuais. Veja mais no link: www.festasdelisboa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário