domingo, 7 de agosto de 2016

Ciclo de palestras traz Caio Carvalho a Fortaleza

Caio Carvalho com os convidados que participaram do debate
Empresários e estudantes se reuniram no Centro de Eventos do Ceará (CEC), na última quarta-feira (dia 4), para assistir à palestra do especialista Caio Carvalho, abrindo o “Ciclo de Palestras Empresariais de Turismo”, promovido pelo Cetur – Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio – CE.

Caio Carvalho é doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, diretor geral do Canal Arte 1 do Grupo Bandeirantes de Comunicação, e acumula 30 anos de experiência em turismo como professor, ministro do Esporte e do Turismo do Governo Federal, presidente da Embratur e do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Manoel Cardoso Linhares, Caio Carvalho e Joaquim Cartaxo
Caio Carvalho falou sobre Destinos Criativos, tema que faz um alerta sobre o que temos e o que queremos e desperta para novas ideias. O que é um destino criativo? Alguns exemplos foram citados, dentro de uma perspectiva de uma coisa única, que objetiva a atração de visitantes independente da infraestrutura. É uma descoberta de algo que depende do talento dos seus moradores, da cultura local e da forma criativa de explorar estes valores.

No caso do Ceará, que tem o turismo focado em sol e praia, o palestrante sugere que algo seja agregado como diferencial. Mencionou valores em pessoas como Ademir Martins, Chico Anysio, Eliazar de Carvalho, Tom Cavalcante, Raimundo Fagner, Florinda Bolkan, Luiza Tomé e outros. O essencial e mapear talentos e mexer com os sonhos dos consumidores. “Cidades são criativas por causa dos seus talentos”, diz Caio Carvalho.

Parte do público formada por empresários e estudantes
Caio voltou no tempo e apresentou um vídeo da Embratur gravado em parceria com o Fagner cantando o Brasil. Na época, o fluxo aumento consideravelmente. A gravação intercala música com os atrativos das capitais e mostra o cantor caminhando nas praias e cumprimentando o povo. A publicação exibe dança, gastronomia, falésias e jangadas, num cenário próprio para abrir o apetite do viajante.

Como exemplo de destino criativo no Ceará, Caio Carvalho citou Guaramiranga, referindo-se ao Festival de Jazz. Outros destinos criativos são: Nova York, Peru, São Francisco, Praga, Paraty, Bezerros, Gramado, Diamantina, Brotas, Barcelona, Nova Zelândia e Parintins. Segundo o palestrante, o foco destes destinos é o ecoturismo.  No Ceará, destinos como Icapuí e Camocim podem ser trabalhados, sugeriu.

Caio fez críticas aos governantes na escolha de pessoas desqualificadas para trabalhar o turismo e disse que o Ceará tem uma forte consciência para o setor, mas precisa de um trabalho integrado, um conjunto de ações. “Só a Secretaria do Turismo (Setur) não funciona”. O palestrante destacou o CEC como o melhor do Brasil, no entanto o empreendimento tem uma agenda que não corresponde aos anseios dos que militam no setor de eventos e turismo.

Presentes ao evento, o anfitrião e presidente da Fecomércio-CE, Luís Gastão; o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), Eliseu Barros; o presidente do Fortaleza Convention Bureau, Régis Medeiros; o presidente do Sindihotéis do Ceará, Manoel Cardoso Linhares; a presidente do Skal Nacional, Priscila Cavalcanti; o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo; o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio e outros. O ciclo de palestras conta com a coordenação dos dirigentes do Cetur, Circe Jane e Marcos Pompeu.

CETUR

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Fecomércio-CE foi instituído em dezembro de 2015, por 18 entidades relacionadas ao setor, e tem por finalidade atuar de forma a oferecer aos empresários um novo ambiente para analise, planejamento e desenvolvimento de projetos e ações de interesse do turismo, potencializando e ampliando a atuação do Sistema Fecomércio-CE. 

SOBRE O PROJETO

O projeto “Ciclo de Palestras Empresariais de Turismo” tem por objetivo a realização de palestras e debates com personalidades do turismo, do Brasil e do exterior, sobre temas estratégicos, atuais e de vanguarda. Outro objetivo é apresentar aos empresários do setor do turismo do Estado do Ceará as tendências nacionais e internacionais do turismo, na perspectiva de contribuir para a gestão estratégica dos negócios e da atividade no Estado, bem como para a gestão pública e a área acadêmica relacionada à atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário