segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O combate à corrupção entra na pauta do Conaci

Por um Brasil Melhor: Todos contra a corrupção. Este é o tema do XII Encontro Nacional de Controle Interno, que será realizado em Fortaleza, de 3 a 5 deste mês de agosto, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro. O vento é uma realização do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com a organização da Prática Eventos.

Diante dos últimos acontecimentos de corrupção no Brasil, presente em praticamente todas as atividades, o sentimento majoritário da população converge para a necessidade de se prevenir e combater esta ação de forma firme e transparente, a partir do fortalecimento do Controle Interno.

Diante disso, o XII Encontro Nacional do Conaci apresentará uma programação voltada para debates, mostrando que a sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação e avaliação de políticas nacionais de Controle e Gestão. O objetivo é proporcionar a interação, o aprendizado e a difusão de inovações na capacitação de técnicos para um melhor Controle Interno.

PROGRAMAÇÃO

O dia 3 será reservado a uma reunião técnica. Nos dias 4 e 5 haverá palestras e debates sobre vários temas propostos. A solenidade de abertura, no dia 4, às 9 horas, será oficializada pelo presidente do Conaci, Roberto Paulo Amoras, seguida de pronunciamento de autoridades locais.

Os painéis do dia  4 constam dos seguintes temas: Lei Anticorrupção (12.846/2013) – principais resultados e riscos para sua efetividade; Governança Corporativa nas Estatais – metodologia de avaliação de integridade; Operação Lava Jato – êxitos, dificuldades e oportunidades para o controle interno do País. No início da tarde haverá intervalo para entrega da comenda “Honra ao Mérito em Controle Interno” – 2016.

No dia 5, os painéis são: Parceria Conaci x Banco Mundial – aperfeiçoar a auditoria governamental do Brasil a partir de modelos internacionais; Apuração de Responsabilidade – o dever do gestor público; Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) – principais ações para 2016 e a participação do Conaci; Controle Social x Transparência Pública – ouvindo, aprendendo e aperfeiçoando; Gestão Fiscal Responsável – pilar da administração pública transparente e proba. Todos os painéis serão intercalados com debates.

A conferência de encerramento será proferida pelo procurador geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Soares Bugarin. Haverá agendas simultâneas nos estandes de exposição.

Mais informações:
XII Encontro Nacional de Controle Interno
Data: 3 a 5 de agosto
Local: Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (Avenida Monsenhor Tabosa, 740).

Nenhum comentário:

Postar um comentário