sexta-feira, 26 de agosto de 2016

O melhor de Gramado para Charlie e Gleiciane

Gleiciane e Charlie
Confiante nas minhas 18 viagens a Gramado, meu sobrinho-neto Charlie Bezerra pediu-me dicas para sua viagem de lua de mel em Gramado. A escolha é perfeita, o destino é fascinante, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Gramado fica a 115 quilômetros da capital Porto Alegre. Quem vai de carro deve redobrar a atenção no percurso, afinal, a estrada é boa, mas não é duplicada e a região serrana exige cuidados com chuvas e cerração.

A passagem no pórtico de entrada indica que você chegou a Gramado e está descobrindo uma cidade diferente, com flores e bela arquitetura. Fique atento para a sinalização. Gramado não tem semáforos e o controle de trânsito é feito por rotatórias (balão, para os cearenses). As faixas de pedestres são obrigatoriamente respeitadas. O tráfego é intenso e são poucas as vagas para estacionar.


Duas avenidas se destacam na cidade: a Avenida das Hortênsias, que liga Gramado a Canela; e a Avenida Borges de Medeiros, a rua mais antiga da cidade, com dois quilômetros de extensão. Nesta rua encontram-se o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta a Igreja Matriz São Pedro, lojas, restaurantes e pontos de saídas de transportes, como jardineiras, para passeios na cidade. A Rua Coberta é um local charmoso com bares e restaurantes, além de espaço utilizado como palco de grandes eventos culturais e turísticos da cidade. A cidade conta com uma rede hoteleira aconchegante, com hotéis dos mais simples aos mais sofisticados.
ATRATIVOS DE GRAMADO

Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis RS-235) - Construção em estilo bávaro, visando dar boas-vindas aos visitantes.

Pórtico (Entrada Via Taquara – RS-115) - Construção em estilo normando realizada em homenagem à colonização alemã.

Mini Mundo Criado pela família Höppner em 1981, nele funciona a fantasia de uma cidade em miniatura, ao estilo Legoland, na Dinamarca. Rua Horácio Cardoso, 291.

Igreja Matriz São Pedro Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras em perfeita harmonia arquitetônica. Avenida Borges de Medeiros, 2659.

Palácio dos Festivais Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro e muitos outros eventos.

Praça Major Nicoletti Inaugurada em 1936 e reinaugurada em 2003, a praça compõe, com a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, um dos cenários mais característicos da cidade. Neste espaço encontra-se a Fonte do Amor Eterno com sugestão para os visitantes comprarem um cadeado e eternizarem seu amor por Gramado, filhos, amigos, times, namorados com uma declaração de amor. Avenida. Borges de Medeiros, ao lado da Igreja São Pedro.

Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel - Caminhos repletos de flores, hortênsias, bosques, numa área de 72.000 metro quadrados. A mansão Knorr, localizada no centro do Parque, exibe uma das primeiras construções em estilo bávaro da região, debruçada sobre o vale e hortênsias. É onde Papai Noel mora o ano todo. Rua Bela Vista, 353.

Green Land O Green Land é uma oportunidade de contato com a natureza. Lá se encontra um lago com lodo terápico, contato com os animais, emoção nas trilhas suspensas e na ponte pênsil. Neste lugar a natureza mostra a sua beleza de forma segura proporcionando diversão a adultos e crianças. Rua Bela Vista, 353 – Parque Knorr.


Praça das Etnias Composta por uma casa italiana, uma alemã e outra portuguesa, em homenagem aos colonizadores de Gramado. Ainda oferece lazer e entretenimento em um pergolado repleto de vegetação. Avenida Borges de Medeiros, 1848, Centro.

Casa do Colono Local onde são comercializados produtos típicos produzidos no interior da cidade. A casa do Colono se encontra na Praça das Etnias.


Rótula das Bandeiras Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt, presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros, através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do “Kikito”, o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor”, entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado. Praça Leopoldo Rosenfeldt.

Lago Joaquina Rita Bier Idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000 metros quadrados, num espaço cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha. Rua Leopoldo Rosenfeldt.


Lago Negro Inicialmente chamava-se Vale do Bom Retiro. Após um incêndio que arrasou a imensa mata existente na região, Leopoldo Rosenfeldt construiu o lago, decorando suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí seu nome, Lago Negro. Suas águas são profundas e de um verde escuro carregado, refletindo o alto dos pinheiros que se alternam com o colorido das azaleias no inverno e o azul das hortênsias no verão. É aberto diariamente e oferece passeios de pedalinhos, bar, restaurante e loja de conveniências. O lago tem ao seu redor uma trilha de 740 metros, que pode ser percorrida a pé. A surpresa do caminho é o Santuário Nossa Senhora dos Milagres, instalado num barranco acima de um pequeno lago. Rua A. J. Renner.

Museu de Cera Traduzindo para o bom português, Dream Land significa terra do sonho, e aí está uma definição para o único museu de cera de América Latina, e o primeiro museu de cera ambientado do mundo. O museu foi inaugurado no final do ano de 2009. Nomes como Elvis Presley, Elton John, Mell Gibson e Brad Pitt estão em exposição no local desde a inauguração do museu, porém, novidades são constantes na “Dream Land”, e quem visitar  a terra do sonho agora, encontrará novas réplicas, que vão desde astros do terror, à personagens marcantes de filmes de ação e aventura. Avenida das Hortênsias, 5507.

Museu do Chocolate A Prawer oferece ao turista uma visita de lazer e cultura sobre o mundo do chocolate. Além da história da Prawer, a primeira fábrica de chocolate caseiro do Brasil, você pode conhecer elementos históricos e curiosidades sobre o cacau, fabricação e consumo do chocolate. Avenida das Hortênsias, 4100.


Hollywood Dream Cars A mais linda exposição de carros antigos do Brasil oferece um clima de emoção e nostalgia do glamour de Hollywood, dos anos dourados das décadas de 50 e 60, além de apresentar maravilhosas motos antigas, das mais famosas marcas, restauradas em grau de perfeição. Avenida das Hortênsias, 4151.

Super Carros Com a proposta de realizar o desejo de muitas pessoas que sonham em um dia dirigir um super carro, a Dream Cars aportou em Gramado. A empresa coloca ao alcance de todos a possibilidade de dirigir nada mais, nada menos do que ícones do automobilismo mundial como a Ferrari F360 F1, o Camaro SS, o Dodge Challenge e a réplica do Shelby Cobra. Já para quem prefere apreciar a paisagem tranquilamente, também é possível aproveitar um passeio na carona de um desses carros dos sonhos. Avenida das Hortênsias, 4151.


Harley Motor Show - Museu de Motos Primeiro espaço temático em toda a América Latina, inteiramente dedicado aos apaixonados pelas motos Harley Davidson. Numa área de quase 1.000 metros quadrados, apresenta mais de 20 motos Harley Davidson incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais modernos e atuais modelos. Avenida das Hortênsias, 5507.

Vinícola Ravanello A vinícola está instalada em um prédio de 1.300 metros quadrados e equipada com o que há de mais avançado em tecnologia de elaboração de vinhos de alta qualidade. Dispõe de espaço gourmet com capacidade para 60 pessoas em 160 metros quadrados. É a primeira vinícola de vinhos finos de Gramado. RS-235, sentido Nova Petrópolis.

Mundo Encantado Parque temático com miniaturas em movimento, mostrando a arquitetura, o modo de vida das pessoas e toda a beleza natural de nossa região no começo da colonização. São quatro ambientes, em 500 metros quadrados totalmente cobertos, que retratam nos cenários os costumes dos pioneiros italianos, alemães, colonizadores de nossa região. Avenida das Hortênsias, 2400.


Snowland Localizado em Gramado, na Serra Gaúcha, o Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Só existem outros parques cobertos e com neve de verdade na Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dubai, China, Nova Zelândia e Coréia do Sul. Além de ser o primeiro do continente, o Snowland tem uma peculiaridade em relação aos demais, que são todos voltados para a prática de esportes na neve. Ao ingressar no parque, o visitante transporta sua imaginação para um charmoso vilarejo alpino ao sopé de uma montanha de neve. Um lugar incrível, onde pessoas de todas as idades têm a oportunidade de experimentar a sensação única de ver a neve pela primeira vez. O parque oferece diversas atividade para todas as idades e gosto, incluindo várias atrações na neve, esporte da neve (Esqui,  Snowboarding, e Airboard) área de alimentação diversas lojas no vilarejo alpino e muito mais. RS-235 - 9009 - Gramado (RS).

ROTEIROS DE AGROTURISMO
Reconhecendo as origens
Graças a um intenso planejamento do poder público somado à organização das comunidades rurais, Gramado abriu seu interior para o turismo rural há mais de 15 anos. Destacando a cultura e a preservação ambiental, o Agroturismo tornou-se uma atividade autossustentável em três diferentes roteiros:


Roteiro de Agroturismo “Tour no Vale”
No roteiro “Tour no Vale”, você vai conhecer uma das localidades de belezas naturais mais exuberantes em Gramado: a Linha 28. Morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras compõem o cenário que você vai conhecer durante o passeio. Além disso, você conhece propriedades rurais e fica sabendo como se produz vinho caseiro.           

Roteiro de Agroturismo “Raízes Coloniais”
O roteiro “Raízes Coloniais” leva você à Linha Bonita e Linha Nova, localidades onde se originou a cidade de Gramado. Lá você será recebido pelos descendentes dos primeiros colonizadores italianos e alemães e ficará conhecendo a essência da nossa cultura. Arquitetura e culinárias típicas são as principais atrações.

Roteiro de Agroturismo “O Quatrilho”
“O Quatrilho” reserva surpresas encantadoras. Vales e riachos compõem o cenário das localidades de Campestre do Tigre e Tapera, onde viveram os protagonistas do filme “O Quatrilho”, que mantém ainda hoje a igreja na qual eram realizados os matrimônios dos casais. Uma família italiana da região se encarrega de demonstrar a produção artesanal do vinho e da graspa e uma família alemã reserva momentos de muito prazer ao receber para o “Typiches Kaffee”, café típico alemão.

Os passeios têm saídas diárias em frente à Casa do Colono, junto à Praça das Etnias de Gramado, em um ônibus típico colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário