sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Lia Quinderé e Le Cordon Bleu falam sobre gastronomia e capacitação na Livraria Cultura

Eleita a melhor chef patisserie do Brasil em 2015, Lia Quinderé conversa sobre gastronomia, viagens e a sua formação na Le Cordon Bleu, a escola francesa de gastronomia mais influente do mundo. A palestra, aberta ao público, será realizada dia 1º de setembro, quinta-feira, às 19 horas, no auditório da Livraria Cultura. O evento contará também com a presença do gerente de Marketing para o Brasil da Le Cordon Bleu International, Murilo Rodrigues, e o lançamento do roteiro “Uma Experiência Gastronômica com Lia Quinderé”, organizado pela Open Point Viagens.

Segundo Lia, que é chef de patisserie da Sucré Patisserie, promover a aproximação do mercado cearense a uma escola do nível da Le Cordon Bleu significa um marco para a gastronomia do Estado. A chef diz que sua formação na escola francesa foi decisiva. “Na minha vida significou o start para uma carreira que tem por base a melhor escola de gastronomia do mundo”.

A chef da Sucré acompanha, de 25 de outubro a 4 de novembro, um grupo exclusivo a Paris e Bruxelas. A programação inclui um workshop, conduzido por um chef francês, e a demonstração da patisserie de Lia Quinderé, convidada da Cordon Bleu. Entre as atividades, haverá ainda um tour gastronômico pelas patisseries, boulangeries e chocolateries de Paris, tudo sob a curadoria da chef da Sucré e com direito a certificados.

Lia ressalta o retorno imensurável desse tipo de viagem. “É uma imersão em conhecimento, gerando resultados para uma vida inteira. Toda a construção da minha vida profissional se baseou em investimentos como esse. Traz além de conhecimento e capacitação, muita inspiração e criatividade”!
A diretora da agência, Cely Sena, destaca que a Open Point está alinhada a esse novo cenário do turismo, que vem buscando diferenciais diante das mudanças do segmento. “Esse é um produto inovador, diferente, que não existe na indústria do turismo”, explica Cely. O projeto faz parte das viagens personalizadas que são acompanhadas por um profissional de referência.

De acordo com a diretora, a viagem com Lia oferece um excelente custo benefício, proporcionando ao profissional conhecer o berço da gastronomia, uma das mais tradicionais do mundo, além da vivência da cultura francesa, sendo uma oportunidade única para os amantes da gastronomia. “A ideia é que a viagem se torne anual e entre para o calendário da região”, diz Cely.

MERCADO BRASILEIRO

O gerente de Marketing para o Brasil da Le Cordon Bleu International, Murilo Rodrigues, observa que o Brasil tem um talento enorme para a gastronomia, mas o que falta é organizar essa riqueza cultural como uma disciplina, permitindo documentar o conhecimento e refinar a gastronomia brasileira. “Gente como a Lia, que vai para fora estudar as técnicas clássicas consagradas, e que depois volta para aplicá-las à nossa realidade, e, conhecendo não só as técnicas, mas a organização da culinária como uma disciplina, pode criar suas próprias técnicas e incorporá-las ao nosso repertório coletivo”.

Na relação do país com a escola, o gerente diz que a Cordon Bleu vem recebendo muitos estudantes brasileiros em todas as filiais pelo mundo, os quais contribuem para os cursos com o jeito expansivo e extrovertido, além da bagagem cultural e da culinária.

LE CORDON BLEU

Fundada em Paris em 1895, a escola está presente em mais de 20 países, com mais de 35 institutos, treinando em torno de 20.000 estudantes de 100 nacionalidades a cada ano. A Le Cordon Bleu, considerada a maior rede de escolas de culinária e hospitalidade no mundo, combina criatividade com tradição, mantendo-se a guardiã das técnicas da culinária francesa.

Mais informações:
O que: Palestra com Lia Quinderé e Le Cordon Bleu
Local: Auditório Livraria Cultura (Shopping Varanda Mall - Av. Dom Luís, 1010 – Aldeota)
Quando: 01/09 (quinta-feira) às 19h
Open Point Viagens – 3308.9090

Nenhum comentário:

Postar um comentário