segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Universo feminino da pesca ganha livro e exposição

“Sereias” será lançado no dia 24 próximo, destacando o trabalho de mulheres 
pescadoras no litoral cearense


Cleomar, Márcia, Maria Cabelão e Sidnéia são algumas das mulheres pescadoras do litoral cearense que estão em cartaz na exposição “Sereias”, no Espaço Cultural Correios Fortaleza. Esse universo feminino da pesca artesanal ganha a publicação de um livro com lançamento às 17h30 do dia 24 de agosto (quarta-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB – Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro).


A Exposição “Sereias” permanece em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC - Rua Senador Alencar, 38 – Centro) até o dia 3 de setembro e mantém visitas guiadas gratuitas ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São 30 fotos captadas pelas lentes de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho, além de vídeo documental do projeto, filmado pelo cineasta Tibico Brasil com making of por Mika Holanda, curadoria das pesquisadoras associadas Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, expografia pelo designer Ademar Assaoka. A exposição foi viabilizada com patrocínios dos Correios, através de seu Sistema Aberto de Seleção e tem produção da Anima Produtora Cultural.


Já no livro “Sereias”, as fotos de Fernanda e Sérgio se ampliam para um total de 80 imagens, reunidas na publicação de 162 páginas a outros registros, como as apresentações descritivas da dupla de curadoras e textos-poemas pela jornalista e fotógrafa Iana Soares sobre essas mulheres do mar, em edição com projeto gráfico também assinado por Assaoka. 


Mais que um simples catálogo da exposição “Sereias”, o livro remonta a detalhado apontamento sobre como se iniciaram, desde 2011, os ensaios fotográficos e a minuciosa pesquisa antropológica em coleta de dados e informações visuais acerca dessas guerreiras, que desenvolvem a atividade da pescaria artesanal por quase todo o litoral do Ceará (especialmente em Fortaleza, Acaraú, Canoa Quebrada, Redonda, Fortim e Cumbe), retirando das águas os sustentos, e se dividindo ainda nas funções de esposas, mães e donas de casa.

Mais informações:
Lançamento do livro “SEREIAS”
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB-Fortaleza - Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza).
 Data: Sexta-feira, dia 24 de agosto de 2016, às 17:30
Contato: (85) 3464.3108.
Exposição“SEREIAS”, de Fernanda Oliveira e Sérgio Carvalho
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (Rua Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Visitações até 3 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada franca.
Telefone para agendamentos de visitas guiadas e informações: (85) 3255.7142.

Nenhum comentário:

Postar um comentário