quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Lazer e novas descobertas no litoral leste


Se os brasileiros não conhecem o Brasil, os cearenses também não conhecem o Ceará. Esta afirmativa é uma realidade para quem percorre o litoral leste, descobre belas paisagens e percebe que os brasileiros recuam e os gringos aproveitam o grande potencial da região.

Apartamento da Tropical Ilhas, no Porto das Dunas
Para despertar o interesse dos cearenses e dos brasileiros, muitas promoções estão sendo feitas para divulgar os encantos desse litoral. A mais recente ocorreu nos dias 6 e 7 deste mês. O Costa Leste Convention & Visitors Bureau e a Casablanca Turismo realizaram um famtrip de Fortaleza a Beberibe, passando por hotéis, barracas e belas praias, com transporte da AGE Turismo e coordenação e acompanhamento de Indira Guimarães, diretora executiva do Costa Leste Convention Bureau.

A Casablanca aceitou o desafio de ser a operadora oficial do destino e vai oferecer pacotes fechados ou fracionados (só o que o cliente deseja) para lazer, lua de mel e eventos sociais como casamentos, festas de aniversário e outras comemorações. Há locais encantadores para casamentos na praia, uma prática que vem despertando o interesse de noivos do Ceará, do Brasil e até de outros países. São pessoas que têm interesse em fugir do tradicional e casar embalados pelos ventos do Ceará com o afago da brisa do mar.

Empolgação em todos os momentos da viagem
Jornalistas e emissores da Casablanca participaram do evento e se motivaram para mostrar e “vender” as belezas descobertas nos dois dias. O roteiro começou no Porto das Dunas, com visitas ao Kalamari Hotel e à  Tropical Ilhas Pousada Beach, onde foi servido um café da manhã. O ambiente é de tranquilidade e aconchego.

Palhoças na Barraca Cozinha da Danny (Japão/Prainha)
A parada seguinte foi na Barraca Cozinha da Danny, entre Japão e Prainha, que tem um sabor especial temperado com a sabedoria de uma nativa que vivencia receitas especiais para oferecer frutos do mar com um sabor diferenciado. A idéia é ser uma barraca conceito (que agrega vários tipos de serviços). De lá saem passeios de buggy com profissionais capacitados para mostrar a paisagem com segurança. Os motoristas são treinados, usam fardamento padronizado e vão fazer curso de inglês.  A operação é da empresa Albatur.

Piscina do Hotel Laguna Blu, na Prainha
Na Prainha, município de Aquiraz, o grupo visitou o Hotel Laguna Blu e foi recepcionado pelo proprietário Claudio Vischioni; visitou as rendeiras instaladas em local improvisado, em função de reforma do Centro das Rendeiras, e parou para almoço no Lara Hotel. Exuberante por natureza, o Lara tem padrão internacional, com valorização da cultura local e oferta de serviços de alto padrão.

RESERVA INDÍGENA
Cacique Pequena


Uma base de conhecimento do passeio foi a parada na Comunidade Jenipapo-Kanindé, uma reserva indígena instalada no município de Aquiraz, perto do Iguape, filiada à Rede Tucum. São 1.730 hectares de paisagens naturais, compostas por dunas fixas, mata nativa preservada, rios, lagoas, praias e área de mangue. Uma das atrações é a Lagoa da Encantada. 

Guias de turismo Janaina e Lúcio 
Os indígenas recebem turistas numa pousada comunitária, oferecem área de camping, cinco trilhas ecológicas e preservam sua memória no Museu Indígena Jenipapo-Canindé. As informações são prestadas pelos guias Lúcio Alves e Janaina Vieira. Jenipapo-Canindé é uma das 14 etinias indígenas existentes no Ceará. São cerca de 364 indígenas, aproximadamente 106 famílias, representadas na aldeia pela Cacique Pequena, a primeira mulher cacique do Brasil.
Darlan Leite recebeu os convidados no Hotel Parque das Fontes
A viagem ficou mais doce com parada no Engenho São Luís, onde as rapaduras são ofertadas em vários tamanhos e sabores. Rapadura com sabor menta é uma gostosura. Para pernoite e jantar do grupo foi escolhido o Coliseum Hotel, na Praia das Fontes, município de Beberibe.

Coliseum Hotel, na Praia das Fontes, em Beberibe
O hotel, instalado de frente para o mar, adota o sistema All Inclusive, com refeições e bebidas incluídas no preço da diária. O grupo foi recebido pelo empresário Darlan Leite, também proprietário do  Hotel Parque das Fontes, com destacada oferta de leitos no litoral leste.


NOVO DIA

Estamos em um novo dia e os caminhos se abrem para a Praia de Uruaú, ainda em Beberibe. Mar e lagoa fazem o encanto deste lugar, que está se firmando como reduto do kitesurf e atraindo adeptos de vários países. Empresários italianos investiram nos hotéis Villaggio Tudobom e Zebra Beach, este último com uma boa localização, de frente para o mar e a Lagoa do Uruaú e reduto dos kitesurfistas. Lá eles se divertem e vivem dias tranquilos, numa paz que só o Ceará oferece. O hotel, em estilo boutique, dispõe de SPA e o conforto de quartos equipados com banheiras de hidromassagens.

Mamede Rebouças recebendo os visitantes na Barraca Delícias da Caponga
O grupo saiu deste paraíso e descobriu novas emoções em Cascavel, no Hotel Jangadas da Caponga, parada para almoço. Antes, houve recepção na Barraca Delícias da Caponga, com a empolgação do empresário Mamede Rebouças, que sabe receber bem e motiva seus colaboradores para tornar o ambiente acolhedor com sua “Alegria, Alegria”, uma forma de externar satisfação e fazer o turista feliz. Mamede é um incentivador do turismo na região e tem como reforço a beleza das praias da Caponga e Águas Belas.

A visita de dois dias terminou no Hotel Jangadeiro, na Praia do Presídio, em Aquiraz. O proprietário Luís Studart Júnior recebeu o grupo e falou das instalações do hotel, localizado à beira mar em formato de chalés. Amplos espaços de frente para o mar podem abrigar eventos sociais como casamentos, aniversários e outras comemorações. 

Os interessados nesta programação podem procurar a Casablanca Turismo ou os próprios locais indicados, com acesso pela CE-040. Apesar da evolução da região, com a instalação de bons hotéis, alguns lugares têm difícil acesso. As vilas estão crescendo sem um ordenamento das ruas, o que torna o tráfego bastante complicado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário