Graças à criatividade e ousadia dos
escravos, tornou-se possível saborear a
mais brasileira de todas as bebidas
O País já contabiliza mais de 40 mil produtores FOTOS: Divulgação |
Um grande motivo de orgulho para a nação. Surgida praticamente junto com
o país, a cachaça, uma das mais belas e históricas expressões da cultura
brasileira, está completando 500 anos em 2016. No início, a cachaça era bebida
de animais e escravos, mas aos poucos deixou a senzala e entrou na casa grande
para nunca mais sair. A partir daí, ganhou espaço nas bodegas e nos salões.
O Brasil atingiu em um único ano um faturamento de quase R$ 6 bilhões,
quando foram produzidos mais de 500 milhões de litros de Cachaça. O país já
contabiliza mais de 40 mil produtores alocados, principalmente, nos estados de
São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba, sendo,
99%, do total, micro empresas. Apesar de exportar apenas 1% da produção, mais
de 60 países já consomem o “ouro líquido brasileiro”.
A bebida evoluiu. Nos últimos 10 anos surgiram pesquisas científicas que
fizeram com que os produtos melhorassem muito a qualidade. Por meio dos
processos de fermentação se descobriram pontos importantes sobre a Cachaça. A
higienização dos alambiques ganhou papel fundamental na produção por conta das
leveduras, o que acarretou na baixa de acidez do produto, impactando
diretamente na qualidade sensorial.
SÍMBOLO DA BRASILIDADE
A história de sucesso começou com o aprimoramento da produção no século
XVII, quando passou a conquistar admiradores a ter importância econômica e
valor de moeda corrente. Atingiu o ápice do prestígio no século XIX, quando se
transformou em símbolo da brasilidade. Deixar de bebê-la era considerado uma
atitude antipatriótica, pois o Brasil vivia o período das lutas da
Independência.
A cachaça é produzida do caldo de cana fresco (garapa) o que resulta em
uma composição química própria e traz distintas propriedades sensoriais. Ao
cozinhar o caldo da cana, as substâncias presentes no produto, como os
aldeídos, ésteres e o álcool superior, são alterados, modificando o sabor
sensorial da bebida no paladar.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe),
a cachaça tem apresentado crescimento no mercado internacional, sendo o
terceiro maior destilado do mundo. A bebida também ocupa posição de destaque no
mercado nacional, no qual o volume corresponde a 50% no segmento de destilados.
É o segundo maior mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, atrás apenas da
cerveja.
O faturamento do setor alcançou R$ 5,95 bilhões em 2013, quando foram
produzidos 511,54 milhões de litros da bebida, de acordo com o Sistema de
Controle da Produção de Bebidas da Receita Federal (Sincobe), responsável por
controlar a produção das principais empresas formais do setor.
De acordo com o Instituto Brasileiro da cachaça (Ibrac), são 40 mil
produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional. O Ibrac estima que a
capacidade instalada no Brasil é de 1,2 bilhão de litros/ano.
Conheça as empresas que estão fazendo sucesso no mercado brasileiro:
Cachaça Seleta – a Seleta, maior produtora mundial de cachaça artesanal, acompanha e participa
ativamente do crescimento e evolução desse mercado, afinal, são mais de 40 anos
produzindo rótulos de qualidade, sabor e inspiração singulares. Informações: www.cachacaseleta.com.br
Middas Cachaça – a Middas tem como
base o luxo contemporâneo e foco na elegância minimalista, levando em
consideração uma nova experiência associada à viagem sensorial do apreciador.
Para que isso seja possível, cuida de perto de todo o nosso processo produtivo,
desde o corte da cana até o consumidor final. Um dos diferenciais está no ouro
comestível 23 quilates que o apreciador poderá adicionar na cachaça. Informações: www.middascachaca.com.br
Microdestilaria Hof – a Microdestilaria Hof trabalha
com um conceito contemporâneo de produção em escala reduzida, com criações de
receitas originais, mantendo a harmonização das propriedades marcantes dos
ingredientes e a destilação em alambiques de cobre do tipo Pot still. A nova Microdestilaria
introduz no país o conceito “boutique”, que é um
conceito contemporâneo de produção de bebidas alcoólicas de alto padrão em
escala reduzida. Informações: www.microdestilariahof.com.br
Weber Haus – a Weber Haus nasceu na cidade de Ivoti (RS) com a chegada de descendentes de
alemães. Foi em 1848 que a família deu início a fabricação de cachaça para
consumo próprio e em 1948 foi construído o alambique. A marca está presente nos
seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, China, Irlanda, Canadá, Ilhas
Bermudas, França, Japão, Itália, Suécia, Holanda e Dinamarca. Em território
nacional, a bebida se destaca nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio
de Janeiro e Paraná, sendo distribuída pela Mancini e Zanella Distribuidora.
Informações: www.weberhaus.com.br
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