sábado, 31 de dezembro de 2016

2016 – um ano de muitas turbulências

Imagens do Réveillon 2016 na Praia de Iracema FOTO: Divulgação
A última postagem do ano abre espaço para um comentário que não quer calar. O cenário está pronto. Dentro de poucas horas as cortinas se abrem para uma nova virada de ano. Músicas, fogos e muita animação, própria do Brasil, abrem passagem para momentos de devaneios. Muitos esquecerão os problemas e serão felizes por algumas horas, numa perfeita sintonia de luzes e cores.

Somos um país feliz em qualquer circunstância: 12 milhões de desempregados, violência crescente, inflação em alta e crises na política e na economia. Nada caminha nos trilhos e temos os piores exemplos em Estado como o Rio de Janeiro, que não tem dinheiro nem para pagar os funcionários. Além deste episódio, fatos como a prisão dos maiores gestores envergonharam a Cidade Maravilhosa e sacudiram os braços do Cristo Redentor, com boa arrecadação e sem dinheiro para manutenção.

Cada estado tem sua peculiaridade e sua história de comprometimento com o dinheiro público. No caso do Ceará, a passagem do ano vai agitar a Praia de Iracema com 13 atrações, uma média de uma atração por hora. Não seria isto um exagero para um estado carente de tudo, principalmente nas áreas de segurança, saúde, saneamento básico e limpeza pública, além de estarmos diante da possibilidade de um colapso no abastecimento de água?

Amanhã, começa um novo ano, sem festas, sem fogos e com todos os problemas existentes: moradores de rua, barracos invadidos pelos esgotos, obras inacabadas, assaltos nas ruas, nos coletivos e na porta de casa. Precisamos aprender a conviver com as desigualdades e sonhar com um futuro melhor. Precisamos definir prioridades, reforçar a nossa fé e multiplicar nossa esperança para que 2017 seja realmente um ano de paz, alegria e equilíbrio financeiro. Feliz Ano Novo!

2 comentários:

  1. O Brasil tem uma memória muito curta e se ilude muito facilmente... Toda crise, problemas e dificuldades foram esquecidas nas comemorações gigantescas país afora, como abrirão espaço para a "farra" carnavalesca. O povo brasileiro prefere as alegrias momentâneas arcando com consequências eterna. Falta maturidade, falta responsabilidade, falta nacionalismo... Enquanto o povo não tiver noção do papel que exercemos enquanto cidadãos, permaneceremos afundados nesse caos que tornou-se o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo a Joranalista Edgony Bezerra, pelo o comentaria claro é verdadeira que nos permite a refletir sobre quais os nossos principais valores, principalmente nesse ano que inicia.
    O que queremos para 2017? Ficaremos no aguardo do próximo revellion? Pois isso é foi o que aconteceu em 2016. 2017 tem que ser diferente ou nos é que temos que temos que mudar?
    Assim, desejo que Edgony continue sendo fiel aos seus princípios e nos brinde sempres com assunto verdadeiros, atuais e que nos faça mudar o modo de pensar e agir.

    ResponderExcluir