segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Terreiro do Paço, em Lisboa, apresenta “O Novo Palácio do Nicolau” para receber o Natal

É Natal em Lisboa, no Arco da Rua Augusta
“O Novo Palácio do Nicolau” é a nova temática para esta época de Natal, que aborda a preocupação com o meio ambiente, procurando consciencializar o público para os efeitos das alterações climáticas no mundo e a forma como elas nos afetam. 

Neste espetáculo é contada a história de que o Natal poderá estar em risco de acontecer, pois o Palácio do Nicolau, no Pólo Norte, situado numa encosta perto de uma montanha de neve, ficou completamente destruído por uma avalanche. 


Com o seu Palácio e oficina destruídos, Nicolau tem de encontrar ajuda o quanto antes. Para tal, terá de partir numa longa viagem, pelos vários cantos do planeta, no seu trenó inovador – uma máquina de ferro e chapa com renas esculpidas – a grande velocidade. Durante a viagem, Nicolau constata os primeiros efeitos do aquecimento global.

As cascatas de água se transformaram em cascatas de areia e onde antes havia campos férteis existe agora uma grande aridez e desertificação. O planeta já não é como antes e o manto negro está em todo o lado. Chegando ao Pólo Sul e ao encontrar a Rainha de gelo, Nicolau percebe que as avalanches vão ser cada vez mais frequentes devido à subida da temperatura e caso o homem não altere a sua atitude, o planeta irá sofrer cada vez mais, estando em risco o Natal. 

Com projeção na fachada do Arco da Rua Augusta, a animação contará ainda com vários animais míticos, como a baleia voadora, anêmonas fluorescentes e ambientes que vão do marítimo aos céus estrelados, florestas com sequoias gigantes, vulcões de lava ou recifes. Em todos estes cenários, a viagem de Nicolau vivencia o que está acontecendo no planeta, desde a ilha de plástico ao monstro do petróleo, passando pelo desmatamento. 

Por fim e depois de ter percorrido o mundo, há um regresso da ação ao Pólo Norte, onde o Palácio do Nicolau começa a ser reconstruído com a ajuda da Rainha do gelo e dos seus ajudantes – vários animais, homens e fiéis. No final, há uma grande festa de Solstício de Inverno, onde Nicolau convida animais e humanos para o seu novo Palácio para uma grande celebração. 

Pensado para todos os tipos de públicos e dirigido a todas as faixas etárias, o espetáculo “O Novo Palácio do Nicolau”, de entrada gratuita, pretende ter uma mensagem sobre a forma como o homem reage e trata o mundo onde vive, podendo colocar em risco algo tão especial como a celebração do Natal. 

O espetáculo é promovido pela Associação Turismo de Lisboa (www.visitlisboa.com), em parceria com a EGEAC e Câmara Municipal de Lisboa, e produzido pela Bridge, em parceria com a Grandpa’s Lab.

MAIS INFORMAÇÕES: 
“O Novo Palácio do Nicolau”
Gratuito. Todos os dias, de 14 a 23 dezembro de 2016
Horários: 19h00, 19h45, 20h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário