segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Marta Rossi recebe o título de Cidadã Emérita de Gramado

Marta Rossi FOTO: Marcus Vinícius Rossi
A empresária gramadense Marta Rossi recebe, no próximo dia 15, o título de Cidadã Emérita de Gramado. A sessão solene ocorrerá a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores de Gramado. 
O título é uma indicação do vereador 
Celso Fioreze do PSDB.

“O título é concedido a Marta Maria Rossi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Gramado. Por toda a demonstração de empreendedorismo, visão de negócios e dedicação ao crescimento turístico de Gramado, Marta Rossi merece esta grande homenagem, pois em todos os sentidos sempre prestou relevantes serviços ao município, bem como elevou o nome de Gramado no Brasil e internacionalmente”, fala o edil.

“Este reconhecimento, em minha cidade natal, me deixa muito feliz e honrada. Agradeço a iniciativa do vereador Celso Fioreze e o carinho de todos os representantes do Poder Legislativo, que deram o aval para a indicação”, destaca a empresária.

Por estar em viagem, Marta Rossi não poderá receber o título. O seu filho e sócio, Marcus Vinícius Rossi, a representará na cerimônia.

EMPREENDEDORISMO

Marta Maria Rossi, nasceu em Gramado em 1956. Filha de um casal de empreendedores, sempre foi estimulada a buscar o melhor das oportunidades. Aos 17 anos, começou a trabalhar na Prefeitura de Gramado, na Secretaria de Educação e Cultura, desenvolvendo projetos que integravam os diferentes grupos culturais da cidade – de adolescentes a artesãos.

Empreendedora, dinâmica e determinada, entre 1977 e 1979, juntamente com três colegas da faculdade de Comunicação, criou e executou house organs em empresas e entidades do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Em 1979, assumiu o Departamento de Relações Públicas da Indústria de Calçados Ortopé e também a gerência do Jornal de Gramado, trabalhando na implantação deste importante veículo de comunicação.

Em 1980, ao assumir a gerência de Relações Públicas do Hotel Serra Azul, a veia empreendedora novamente se destacou. Marta implantou um projeto de lazer, inexistente na época na Serra Gaúcha, mudando o conceito do hotel em relação ao cliente e implantando um dos primeiros cartões de crédito na hotelaria. Com a fidelização dos clientes, o hotel começou a investir em turismo de negócios.

Em 1983, Marta assumiu a Gerência de Marketing do Hotel Serrano,  estruturando a área de lazer, de comercialização e de negócios. A atuação foi direta no lançamento de diferentes pacotes turísticos para promoção da baixa temporada. O trabalho resultou no fomento do turismo de negócios. Neste cargo, Marta Rossi atuou na criação do primeiro Centro de Convenções do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao Hotel Serrano.

Em 1988, o Centro de Convenções do Serrano estava em fase de conclusão, assim a homenageada, ao lado de Silvia Zorzanello, então gerente geral do hotel, observou uma oportunidade de mercado que despontava pensando em um projeto estratégico. Desta forma, a sociedade foi concretizada e, em 1º de abril de 1988, nascia a empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, atendendo a uma necessidade constatada na época: a inexistência de uma empresa organizadora de eventos na cidade, diante da grande demanda do turismo de negócios.

Visionárias, Marta e Silvia logo perceberam outra lacuna que havia no mercado. E, assim, criaram e organizaram em Gramado um pequeno salão de turismo para operadoras e agentes de viagens. Considerando que as decisões nacionais sobre a atividade turística passavam longe do Rio Grande do Sul, as empresárias usaram a grife Gramado e foram aglutinando pequenas, médias e grandes empresas do setor turístico em torno do Festival.

O evento, que inicialmente nasceu com o propósito de apresentar o produto turístico gaúcho para o Brasil, fomentando os negócios do setor, transformou-se em um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina. Logo o Festival alcançou o Brasil, o Mercosul, a América Central e do Norte e expandiu seus horizontes em direção à Europa e Oriente Médio. Hoje, o FESTURIS, é o segundo maior evento do setor no Brasil e um dos que mais gera resultados e negócios para o trade turístico. Na última edição foram cerca de 14 mil participantes e um impacto econômico de R$ 253 milhões.

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