quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

2017 é o Ano Internacional do Turismo Sustentável

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. O objetivo principal é destacar o portencial do turismo para o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de empregos, redução da pobreza, proteção ambiental, defesa do patrimônio cultural, entre outras estratégias.

Com a declaração, a OMT pretende estimular a adoção de políticas públicas para o setor e promover o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem o fortalecimento do turismo entre suas metas. O anúncio oficial do Ano Internacional do Turismo Sustentável será no dia 18 de janeiro, durante uma feira em Madri.

O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento da ONU vai ser desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O secretário-geral da OMT manifestou “grande expectativa” na implementação do Ano Internacional, em colaboração com “governos, organizações relevantes do Sistema das Nações Unidas, outras organizações internacionais e regionais e todas as partes interessadas relevantes”.

A assembleia-geral da ONU pretende que em 2017 exista uma “melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas”, contribuindo para o “fortalecimento” da paz no mundo, a partir do turismo sustentável. Segundo as Nações Unidas, um em cada 11 empregos no mundo são gerados pelo turismo. Além disso, o setor responde por 7% das exportações mundiais e 10% do Produto Interno Bruto (PIB).


Nenhum comentário:

Postar um comentário