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Ministro do Turismo, Marx Beltrão |
Os dados foram divulgados ontem
(dia 4) pelo Ministério do Turismo (MTur), com informações do Banco Central e da
Polícia Federal. “Os números são
extremamente positivos. Se comparados com o contexto internacional, mostram que
ainda podemos avançar muito, mas comprovam que soubemos aproveitar os
megaeventos que realizamos no país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx
Beltrão.
O perfil da maior parte dos
visitantes que desembarcaram no Brasil de janeiro a dezembro é de latinos e
norte-americanos, seguidos de europeus. Os argentinos mantiveram a tradicional
liderança entre os visitantes ao ultrapassarem a marca de 2,1 milhões de
turistas. Os Estados Unidos ocuparam o segundo lugar, com o envio de 600 mil
pessoas. Em seguida, aparecem na lista Chile, Paraguai, Uruguai, França,
Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal e Espanha.
O principal objetivo da viagem é
lazer, apontado pela metade dos turistas. A mesma proporção de turistas ficou
em hotéis, flats ou pousadas e viajou em família ou casal. Cerca de 30% do
total das viagens foram influenciadas por amigos e parentes e 40% se informaram
pela internet.
EXPECTATIVA
A expectativa para 2017 e que o
fluxo de estrangeiros no país cresça em torno de 6%, a mesma tendência de
crescimento registrada em outros países que sediaram Olimpíadas, no ano
seguinte ao evento. A Inglaterra, país que sediou os jogos antes do Brasil,
registrou aumento médio de 5% ao ano depois do megaevento.
O aumento do fluxo no Brasil
também é esperado devido ao retorno positivo dos turistas ouvidos pelo
MTur no período dos jogos. A pesquisa mostra que mais de 87%
dos estrangeiros pretendem voltar ao Brasil e que 94,2% dos turistas querem
retornar ao Rio de Janeiro.
Para garantir a continuidade do alto movimento de turistas, o governo prepara um pacote de medidas que deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. O desafio do MTur é transformar o ganho de imagem em geração de emprego, o desejo de retorno do turista internacional em realidade, além de fazer os brasileiros conhecerem mais os destinos domésticos. Para isso, estamos investindo na melhoria da infraestrutura, na qualificação de mão de obra e na promoção dos nossos destinos", informou o ministro.
Fonte: Agência Brasil
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