terça-feira, 31 de janeiro de 2017

31 de janeiro: Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural

O Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) é comemorado no dia 31 de janeiro. Nesta data, a Fundação Grupo Boticário apresenta três destinos de RPPNs abertas à visitação, onde você vai encontrar diversos atrativos como cachoeiras, trilhas, rios e uma rica biodiversidade.

O Brasil conta com 664 RPPNs federais; juntas elas somam uma área de 516 mil hectares, o equivalente a aproximadamente 510 mil campos de futebol. Considerando as RPPNs estaduais e municipais, os números totais saltam para mais de 1.200 RPPNs, que ultrapassam 700 mil hectares de áreas naturais protegidas por particulares.

Essas áreas são criadas voluntariamente por pessoas físicas ou jurídicas em propriedades particulares, buscando conservar a diversidade biológica e proteger recursos hídricos de forma permanente, além de auxiliar no desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de ecoturismo e educação.

Reserva da Mata de Osório – RS

FOTO: Reserva da Mata de Osório/Wikiparques
Localizada a 100 quilômetros de Porto Alegre, na cidade de Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Reserva da Mata de Osório tem uma área total de 47,1 hectares de vegetação preservada com cascatas, nascentes e rica biodiversidade.

Além do ecoturismo, a reserva estimula a educação do campo e a pesquisa científica. Os agendamentos podem ser feitos no site da reserva. Caso você queira esticar a programação e dormir na região, pode ficar na Pousada Temática Encantos do Sul, uma opção próxima à reserva.       
                                                                                 

                               
FOTO: Adrian Moss/Fundação Grupo Boticário 
Reserva Natural Salto Morato - PR

A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, e abrange uma área de 2.253 hectares de mata atlântica. O local dispõe de trilhas, uma cachoeira, um aquário natural para os visitantes se refrescarem do calor na companhia de várias espécies de peixes, alojamento para pesquisadores, centro de visitantes, quiosques, centro de pesquisa, além de uma estação meteorológica. Mais informações no site da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

RPPN Santuário de Vida Silvestre Vagafogo – GO

FOTO: Bianca Stefany Alves Farias/Wikiparques
O Santuário, localizado na cidade de Pirenópolis, tem uma trilha de 1.530 metros com calçamento especial em madeira para proteção do substrato florestal. Durante o percurso, os visitantes podem admirar as copas de árvores centenárias da margem do Rio Vagafogo e uma piscina natural de água límpida e potável.

O local também oferece brunch. Você pode se deliciar com frutas do cerrado, geleias, pães, frutas desidratadas e cristalizadas, ambrosia seca, biscoitos e lácteos. São mais de 45 itens no cardápio. O custo é de R$ 48,00, para adultos, e R$ 18,00, para crianças de 5 a 12 anos. O local fica aberto das 9h às 16h e não aceita cartão.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990, por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a Fundação Grupo Boticário tem atuação nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.493 projetos de 493 instituições em todo o Brasil.
 www.fundacaogrupoboticario.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário