terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Agite todos os sentidos nos Açores

Um roteiro para descansar, esquecer o stress, provar novos sabores e ligar-se à natureza

Portas da Cidade, edificadas em 1783 FOTOS: Divulgação
Riqueza histórica, cultura, gastronomia e belezas naturais fazem o arquipélago dos Açores, sua próxima viagem com a Tour Du Monde, de 14 a 21 de junho de 2017. O roteiro conta com a sensibilidade e o conhecimento do diretor Paulo Cavalcante, que esbanja prazer em viajar e descobre o que há de melhor em cada destino.

A bela Lagoa de Santiago, um capricho da natureza
Malas prontas para embarque no dia 14 de junho, pela TAP, com destino a Lisboa. Depois de uma parada na capital portuguesa, é hora de embarcar para Ponta Delgada, capital dos Açores, na Ilha de São Miguel, a principal do arquipélago, situado no Atlântico norte (pertencente a Portugal). A hospedagem é em Furnas, localidade que guarda atrativos vulcânicos e lagoas encantadoras.

A Ilha de São Miguel mostra seu potencial no roteiro pela costa Sul, rumo ao mirante do Pico do Carvão, de onde se vislumbra a bela paisagem da Lagoa do Fogo. Lagoa do Canário é outro mirante da rota, de onde se avista o anel da cratera das Sete Cidades. Nesta rota está o interior do vulcão no caminho que leva à Lagoa de Santiago e às Sete Cidades, passando pelas Vilas de Mosteiros e Porta da Ferraria. A estrada passa por hortênsias, plátanos, azaleias e praia de areia negra até a Cidade da Lagoa (parada para almoço).   

Vale das Furnas, povoação na Ilha de São Miguel
Na rota ao contrário, para a costa Norte, faremos uma parada no mirante da Lagoa do Fogo, a segunda maior da Ilha de São Miguel, para admirar suas águas azul turquesa. A atração seguinte é a Caldeira Velha, com sua piscina com cascata de águas termais quentes que brotam do interior do vulcão. O dia termina com uma visita ao Centro Histórico da cidade da Ribeira Grande.

Lagoa de Furnas - Caldeira do Diabo
O quinto dia da viagem foi reservado para um passeio (opcional) a pé em Ponta Delgada, com ruas repletas de comércio. A cidade é animada nos bares, restaurantes e cafés. Uma das atrações são as famosas Portas da Cidade, uma espécie de salas de visitas, edificadas em 1783 e instaladas na Praça de Gonçalo Velho Cabral. São três arcos de volta perfeita e, no centro, o brasão das armas reais e da cidade.

O passeio do dia seguinte é para o lado ocidental da Ilha de São Miguel com visita ao miradouro do Pico do Ferro, no topo da cratera para ver todo o interior do vulcão, a vila e a Lagoa das Furnas. Depois de passar pelo interior da cratera, o grupo faz uma visita a pé ao Jardim Botânico e pode tomar banho nas águas termais da piscina natural Terra Nostra. Retornando à costa Norte, será feita uma visita a uma das únicas plantações de chá da Europa para fins industriais.

Ponta Delgada, capital dos Açores
O almoço deste dia é especial – o famoso “Cozido das Furnas” – feito nas caldeiras, no calor do vapor do vulcão, nas margens da Lagoa das Furnas, recorrendo unicamente ao calor que emana da terra. O tempo de cozedura é de seis horas. O prato, retirado dos buracos feitos no solo, é servido nos vários restaurantes existentes no local.  

"Cozido das Furnas", feito num buraco durante seis horas
Depois desta novidade gastronômica, faremos um passeio a pé pela zona das caldeiras e para provar as muitas águas minerais existentes. No retorno, o caminho pela costa Sul leva à Vila Franca do Campo, antiga capital da ilha, visitando a Marina de Vila Franca, local de partida para o Ilhéu da Vila. Em clima de despedida, o passeio termina no mirante de Nossa Senhora da Paz, com bela vista da Vila Franca e Ilhéu da Vila.

O retorno, via Lisboa, inclui uma tarde/noite e uma manhã livres na capital portuguesa. Para os passageiros que quiserem ir antes ou ficar depois em Portugal, a Tour du Monde tem o prazer de preparar um roteiro especial e cheio de charme.

MAIS INFORMAÇÕES:
Viagem: Açores
Período: 14 a 21 de junho/17
Reservas: Tour Du Monde: tdm@tourdumonde.tur.br – (85) 3066.1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário