quarta-feira, 28 de junho de 2017

Reunião da CS Eventos mostra ações da Seuma


A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), representada por sua titular Águeda Muniz, esteve na linha de frente como convidada especial da 49ª Reunião da Câmara Setorial de Eventos (CS Eventos), realizada na manhã desta quarta-feira (28), na sede da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Enid Câmara - CS Eventos e Sílvio Ribeiro - Adece

Nicolle Barbosa - Adece e Águida Muniz - Seuma
A reunião foi comandada pela presidente da CS Eventos, Enid Câmara, e teve boa participação dos seus representantes e convidados. Todos queriam saber o que está sendo feito para tornar esta cidade mais atraente, mais funcional e mais acessível aos negócios.

O clima foi de elogios ao trabalho da secretária, que mostrou sua versatilidade para lidar com tantos problemas ao mesmo tempo. Segundo Águeda Muniz, para agilidade das ações precisa mudar a lei, que é de 1996 e “não deixa ninguém crescer”. Para esta mudança, a Seuma está se reinventando a partir da elaboração de um novo plano diretor com definições de áreas mais atualizadas e mais facilidades para os licenciamentos.

Águeda agradeceu o convite e disse que é importante quando o poder público tem a oportunidade de mostrar suas ações, e abriu sua exposição apresentando um mapa com todo o traçado da cidade para uma ocupação legal dentro das várias modalidades de uso: ocupação moderada, ocupação restrita, além das zonas: proteção ambiental, ocupação prioritária e outras como a Zona de Interesse Turístico (ZIT), que será criada.

Como novidade, a secretária falou da implantação do “Fortaleza Online”, programa que acredita no cidadão e expede alvarás e vistorias em 48 horas. Águeda mostrou a demora anterior e a agilidade do momento, passando de 80 consultas em seis meses para 130 mil consultas. A meta do prefeito Roberto Cláudio é tornar Fortaleza uma cidade competitiva, “com um plano diretor que seja a cara da cidade, simples e entendido por qualquer pessoa”.  

O grupo no final da reunião da CS Eventos FOTOS: Ana Beatriz Sugette - Divulgação Adece
PERGUNTAS

Enid Câmara agradeceu a participação da secretária e abriu espaço para perguntas. Foram muitas as intervenções, como inspeção predial, que está sendo dificultada pela demora de atendimento do Corpo de Bombeiros; ocupação do centro da cidade, utilização de prédios tombados, perseguição aos músicos que se apresentam em pequenos eventos, esgotamento sanitário (apenas 54% da cidade tem rede de esgoto), colete do lixo e falta de segurança (guarda municipal) nas praças. Simpática e com uma boa bagagem de conhecimento, Águeda não deixou ninguém sem resposta e até admitiu algumas falhas na gestão e disse que “o problema de um é o problema de todos e tem que ser resolvido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário