segunda-feira, 3 de julho de 2017

Projeto de lei altera licitações para organização de eventos

Dirigentes da Abeoc Brasil com o deputado Paulo Pereira
Começou a tramitar na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Nº 7943/2017, uma iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) que visa alterar o modo como o poder público realiza licitação para organização de eventos, passando a adotar a modalidade “técnica e preço” em vez de apenas “menor preço”, como é feito atualmente.

“Essa mudança será um marco para os organizadores de eventos, pois, atualmente, há uma concorrência desleal entre as empresas”, argumenta a presidente da Abeoc Brasil, Ana Cláudia Bitencourt.

Segundo Ana Cláudia, com a mudança prevista no PL 7943/2017, apresentado na Câmara Federal pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SD/SP) no dia 27 de junho, “a administração pública poderá escolher dentro de um leque de empresas qualificadas tecnicamente também o menor preço, evitando onerar os cofres públicos por serviços mal realizados ou necessidade de novas licitações”.

Nas disposições do PL Nº 7943/2017, destaca-se a justificativa para a alteração da Lei de 1993, que estabelece as normas para licitação e contratação pela administração pública de serviços de organização de eventos. “As contratações de eventos são revestidas de caráter técnico, intelectual e criativo, por isso o uso de critério preço como único norteador do processo licitatório, conduz a escolhas equivocadas e, por consequência, serviços de baixa qualidade. Assim, propomos a alteração do Estatuto das Licitações, no sentido de aperfeiçoar o procedimento em relação às contratações de eventos, evitando possíveis fraudes e má prestação de serviços”.

No dia 29/06, Ana Cláudia Bitencourt, juntamente com a vice-presidente de Qualificação, Juliana Vilela e o advogado da entidade, Cristiano Vilela reuniram-se com o deputado federal Paulo Pereira para discutir sobre os próximos passos deste Projeto de Lei, que inclui realização de audiência pública, e sobre outros iniciativas para o setor de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário