quinta-feira, 13 de julho de 2017

Obra de arte – Palácio Nacional de Mafra

Indo a Portugal, inclua o Palácio Nacional de Mafra no seu roteiro 

Palácio Nacional de Mafra FOTO: José Paulo Ruas
Numa visita cultural a Lisboa, visite o Palácio Nacional de Mafra, um edifício, cuja magnificência só foi possível graças ao ouro oriundo do Brasil. O palácio ocupa uma área de 37.790 metros quadrados, possui mais de 1.200 divisões, mais de 4.700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões. Foi mandado construir por ordem do rei D. João V e teve a primeira pedra colocada no dia 17 de novembro de 1717.

Detalhes de arte e beleza da biblioteca
Grandes mestres das artes, portugueses e italianos, entre escultores e pintores assinam a maioria das obras do palácio, considerado como o mais importante monumento do barroco em Portugal. Os dois carrilhões, com 92 sinos – o maior conjunto histórico do mundo –, foram encomendados em flandres, na Bélgica. Mais tarde, já no final do século XVIII, D. João VI encomendou, nomeadamente, um novo conjunto de seis órgãos para a Basílica.

Ainda que nunca tivesse sido residência permanente da família real, o Palácio Nacional de Mafra foi até o fim da Monarquia, frequentemente visitado pelos monarcas, que ali celebravam festas religiosas, passando parte do verão caçando. Foi também em Mafra que o último rei de Portugal, D. Manuel II, passou a última noite no país antes de partir para o exílio, quando da implantação da República, em 5 de outubro de 1910.

No conjunto arquitetônico de Mafra, um dos destaques é a Biblioteca, com 36.000 volumes compreendidos entre os séculos XV e XIX. A Biblioteca tem 85 metros de comprimento por 9,5m de largura, é pavimentada em pedra lioz de várias cores e tem no centro uma abóboda apoiada em quatro arcos, fechada por uma pedra-mármore na qual está esculpido um rosto humano representando o sol.

O número de visitantes tem aumentado todos os anos e, em 2016, subiu para mais de 326.000, sendo que em alguns dias se esgota a capacidade para se receber mais visitantes. O interesse pelo monumento vem ganhando cada vez mais expressão e os concertos de órgão são uma das razões. Realizam-se no primeiro domingo de cada mês. São oferecidas visitas segmentadas, ou seja, à Biblioteca, ou a Basílica, por exemplo, uma vez que implicam menos tempo do que uma visita total ao monumento. Este tipo de visita temática pretende, assim, ir ao encontro do turista mais apressado. Mafra fica próximo a Sintra, a 45 quilômetros de Lisboa (www.visitlisboa.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário