Joaquim Cartaxo com as técnicas Graziele Villela e Ana Virgínia |
Você sabe o que é Destinos
Turísticos Inteligentes? Para explicar esta nova ação com inovação para o
setor, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, dividiu as tarefas com
as técnicas Graziele Villela e Ana Virgínia e reuniu convidados na tarde desta
terça-feira (dia 11), em sua sede. A
abertura do evento contou com a animação de Vagner Anselmo, que cantou de
improviso e externou motivação para recepcionar os turistas em Fortaleza.
O público participou do lançamento do projeto |
O projeto, nascido na Espanha em
2012, se baseia em um mundo conectado e na mudança do comportamento do turista,
hoje mais exigente e mais bem informado com os avanços da tecnologia. Sua
atuação se dá em quatro pilares: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade.
O projeto requer a transformação das empresas para serem competitivas e
sustentáveis. Baseado neste conceito, o Sebrae/CE pretende oferecer aos
empresários do turismo a oportunidade de inserir seus negócios na dinâmica
deste projeto – Destinos Turísticos Inteligentes.
Régis Medeiros, Indira Guimarães, Priscila Cavalcanti, Edgony Bezerra e Isabel Barros |
Cartaxo deu início à exposição do
projeto Destinos Turísticos Inteligentes, lançado para Fortaleza, Região
Metropolitana e litoral leste (este último em Canoa Quebrada). A abrangência é
de 15 municípios, com uma variedade que os distingue pelos três climas: praia,
serra e sertão. Confiante no produto cearense, Cartaxo destacou Fortaleza como
a 3ª metrópole de influência (perde para São Paulo e Rio de Janeiro), por onde
circulam 20 milhões de pessoas/ano, segundo dados do IBGE.
Graziele Villela, coordenadora
nacional do Turismo do Sebrae, disse que o projeto Destinos Turísticos
Inteligentes precisa de planejamento para acontecer. Antes, é necessário
definir o que é um destino turístico. Ana Virgínia, gestora do Turismo de
Fortaleza, falou da necessidade de utilização das possibilidades da tecnologia.
“O mundo está conectado” para novos momentos.
Indira Guimarães com as rendeiras de Aquiraz (Iguape) |
O público prioritário contempla
toda a cadeia produtiva do turismo, envolvendo meios de hospedagem, alimentação
fora do lar, agências de turismo, receptivo e produção associada ao turismo.
Compete às empresas aderirem ao programa e receber a participação do Sebrae
para um melhor desempenho. Os resultados esperados são: aumento da
lucratividade e da competitividade e implantação ou aperfeiçoamento de
processos.
No caso de viagens, a empresa
precisa se preocupar com o turista antes, durante e depois da viagem; tem que
atender o que o turista quer; precisa fazer diferente no seu negócio e está
integrada com todos os agentes do sistema operacional. Os termos de adesão ao
programa estão sendo assinados. O Sebrae está investindo recursos de 70% nas
ações desempenhadas, enquanto a empresa parceira entra com 30%. Procure uma
agência do Sebrae e descubra o caminho para a transformação do seu negócio. (www.sebrae.com.br/destinosturisticosinteligentes)
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