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Joaquim Cartaxo com as técnicas Graziele Villela e Ana Virgínia |
Você sabe o que é Destinos
Turísticos Inteligentes? Para explicar esta nova ação com inovação para o
setor, o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, dividiu as tarefas com
as técnicas Graziele Villela e Ana Virgínia e reuniu convidados na tarde desta
terça-feira (dia 11), em sua sede. A
abertura do evento contou com a animação de Vagner Anselmo, que cantou de
improviso e externou motivação para recepcionar os turistas em Fortaleza.
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O público participou do lançamento do projeto |
O projeto, nascido na Espanha em
2012, se baseia em um mundo conectado e na mudança do comportamento do turista,
hoje mais exigente e mais bem informado com os avanços da tecnologia. Sua
atuação se dá em quatro pilares: governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade.
O projeto requer a transformação das empresas para serem competitivas e
sustentáveis. Baseado neste conceito, o Sebrae/CE pretende oferecer aos
empresários do turismo a oportunidade de inserir seus negócios na dinâmica
deste projeto – Destinos Turísticos Inteligentes.
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Régis Medeiros, Indira Guimarães, Priscila Cavalcanti, Edgony Bezerra e Isabel Barros |
Cartaxo deu início à exposição do
projeto Destinos Turísticos Inteligentes, lançado para Fortaleza, Região
Metropolitana e litoral leste (este último em Canoa Quebrada). A abrangência é
de 15 municípios, com uma variedade que os distingue pelos três climas: praia,
serra e sertão. Confiante no produto cearense, Cartaxo destacou Fortaleza como
a 3ª metrópole de influência (perde para São Paulo e Rio de Janeiro), por onde
circulam 20 milhões de pessoas/ano, segundo dados do IBGE.
Graziele Villela, coordenadora
nacional do Turismo do Sebrae, disse que o projeto Destinos Turísticos
Inteligentes precisa de planejamento para acontecer. Antes, é necessário
definir o que é um destino turístico. Ana Virgínia, gestora do Turismo de
Fortaleza, falou da necessidade de utilização das possibilidades da tecnologia.
“O mundo está conectado” para novos momentos.
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Indira Guimarães com as rendeiras de Aquiraz (Iguape) |
O público prioritário contempla
toda a cadeia produtiva do turismo, envolvendo meios de hospedagem, alimentação
fora do lar, agências de turismo, receptivo e produção associada ao turismo.
Compete às empresas aderirem ao programa e receber a participação do Sebrae
para um melhor desempenho. Os resultados esperados são: aumento da
lucratividade e da competitividade e implantação ou aperfeiçoamento de
processos.
No caso de viagens, a empresa
precisa se preocupar com o turista antes, durante e depois da viagem; tem que
atender o que o turista quer; precisa fazer diferente no seu negócio e está
integrada com todos os agentes do sistema operacional. Os termos de adesão ao
programa estão sendo assinados. O Sebrae está investindo recursos de 70% nas
ações desempenhadas, enquanto a empresa parceira entra com 30%. Procure uma
agência do Sebrae e descubra o caminho para a transformação do seu negócio. (www.sebrae.com.br/destinosturisticosinteligentes)
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