terça-feira, 29 de agosto de 2017

Revista National Geographic explora a conexão entre o cérebro e o vício

O tema desta postagem foge da nossa proposta editorial de turismo e eventos, mas se destaca pela curiosidade e base de conhecimento

A edição de setembro da revista National Geographic, que chega essa semana às bancas, tem como reportagem de capa o avanço do entendimento científico e dos tratamentos contra as compulsões da vida moderna, como as drogas e o uso excessivo de smartphones. Com estudos avançados do cérebro, a neurociência já sabe como combater hábitos supergratificantes que podem causar dependência.

De acordo com as Nações Unidas, a cada ano, no mundo todo, mais de 200 mil pessoas morrem de overdoses ou de enfermidades associadas ao consumo de drogas ilícitas. O cigarro é outro exemplo: ao redor do mundo são mais de 1 bilhão de fumantes. E mais: quase 1 em cada 20 adultos no planeta é alcoólatra. Outra preocupação é o crescente número de pessoas que não conseguem largar os jogos virtuais, além de outras atividades compulsivas que estão começando a ser reconhecidas como casos de dependência psicológica.

Nos Estados Unidos, navegar na internet já consta da lista de comportamentos associados à dependência. Na Coreia do Sul, logo depois que o país tornou a internet de altíssima velocidade barata e acessível, ficou claro que algumas pessoas estavam arruinando a vida com a jogatina compulsive – hoje, o governo oferece a elas tratamento gratuito. “Todos nós somos requintados detectores de gratificações. É parte da nossa herança evolutiva”, garante a neurocientista Anna Rose Childress.

Também na edição de setembro da National Geographic, uma reportagem foca o problema de saneamento que assola o planeta. Diariamente, quase 1 bilhão de pessoas defecam a céu aberto. Resultado: milhões de vidas ceifadas ou estagnadas por doenças. O problema não é bem a falta de banheiros – é falta de banheiros que as pessoas queiram usar. Apenas na Índia, cerca de 569 milhões de pessoas contrariam noções de higiene por causa de uma cultura arraigada sobre pureza e casta.

E mais: um ensaio especial mostra cinco homens do Brasil, África do Sul, Japão, Sibéria e Zâmbia que afirmam ser “a segunda vinda de Jesus”. O destaque é o brasileiro Inri Cristo. A reportagem faz o perfil desses novos Messias e questiona: qual o limite do desejo humano pela fé, por significado e pela salvação? Se Cristo voltasse hoje, o que ele pensaria do mundo que criamos? E o que nós pensaríamos dele?

National Geographic acredita no poder da ciência, da exploração e da reportagem para mudar o mundo. A revista National Geographic Brasil é uma publicação mensal da editora Content Stuff. Para mais informações, entrar natgeotv.com ounationalgeographic.com

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