O tema desta postagem foge da nossa proposta editorial de turismo e eventos, mas se destaca pela curiosidade e base de conhecimento
A edição de setembro da revista
National Geographic, que chega essa semana às bancas, tem como reportagem de
capa o avanço do entendimento científico e dos tratamentos contra as compulsões
da vida moderna, como as drogas e o uso excessivo de smartphones. Com estudos
avançados do cérebro, a neurociência já sabe como combater hábitos
supergratificantes que podem causar dependência.
De acordo com as Nações Unidas, a cada ano, no mundo todo, mais
de 200 mil pessoas morrem de overdoses ou de enfermidades associadas ao consumo
de drogas ilícitas. O cigarro é outro exemplo: ao redor do mundo são mais de 1
bilhão de fumantes. E mais: quase 1 em cada 20 adultos no planeta é alcoólatra.
Outra preocupação é o crescente número de pessoas que não conseguem largar os
jogos virtuais, além de outras atividades compulsivas que estão começando a ser
reconhecidas como casos de dependência psicológica.
Nos Estados Unidos, navegar na internet já consta da lista de
comportamentos associados à dependência. Na Coreia do Sul, logo depois que o
país tornou a internet de altíssima velocidade barata e acessível, ficou claro
que algumas pessoas estavam arruinando a vida com a jogatina compulsive – hoje,
o governo oferece a elas tratamento gratuito. “Todos nós somos requintados
detectores de gratificações. É parte da nossa herança evolutiva”, garante a
neurocientista Anna Rose Childress.
Também na edição de setembro da National
Geographic, uma reportagem foca o problema de saneamento que assola o planeta.
Diariamente, quase 1 bilhão de pessoas defecam a céu aberto. Resultado: milhões
de vidas ceifadas ou estagnadas por doenças. O problema não é bem a falta de
banheiros – é falta de banheiros que as pessoas queiram usar. Apenas na Índia,
cerca de 569 milhões de pessoas contrariam noções de higiene por causa de uma
cultura arraigada sobre pureza e casta.
E mais: um ensaio especial mostra cinco homens do Brasil, África
do Sul, Japão, Sibéria e Zâmbia que afirmam ser “a segunda vinda de Jesus”. O
destaque é o brasileiro Inri Cristo. A reportagem faz o perfil desses novos
Messias e questiona: qual o limite do desejo humano pela fé, por significado e
pela salvação? Se Cristo voltasse hoje, o que ele pensaria do mundo que
criamos? E o que nós pensaríamos dele?
National Geographic acredita no poder da ciência, da exploração
e da reportagem para mudar o mundo. A revista National Geographic Brasil é uma
publicação mensal da editora Content Stuff. Para
mais informações, entrar natgeotv.com ounationalgeographic.com
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