quinta-feira, 31 de agosto de 2017

CS Eventos mostra detalhes do Ceará Global

Rômulo Alexandre Soares, Enid Câmara e Evelynne Tabosa FOTOS: Edgony Bezerra
Agosto terminou com otimismo para os que estiveram presentes à 50ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Eventos (CS Eventos), na sede da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), na manhã do dia 30. A presidente da CS Eventos, Enid Câmara, abriu os trabalhos dando boas-vindas e anunciando a palestra sobre o tema Ceará Global: Impactos do Comércio e Investimento Internacional para a Economia e a Indústria de Eventos, proferida pelo presidente da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rômulo Alexandre Soares.

Em poucos minutos, Rômulo descreveu um novo Ceará que o público só identifica em momentos especiais de palestras ricas em conteúdo econômico. Antes ele mostrou sua trajetória e sua base de conhecimento e identificação com o Brasil, Portugal e países da África. Chegou ao Ceará em 1984, quando o Estado dava os primeiros passos com o avanço da tecnologia e se descobria para os negócios.

Mulheres presentes à reunião da CS Eventos
As ligações aéreas foram fundamentais para o início do desenvolvimento e o Estado saiu da linha de pobreza e começou a atrair investidores. “A cidade mudou” e começou a evoluir a partir do ano 2000. Rômulo mostra esta evolução em gráficos, onde o Ceará só perde para São Paulo em investimentos internacionais. “A internacionalização se dá onde há ligações com o mercado. Fortaleza era distante de tudo e hoje o Ceará está no mapa” e desfruta de boa posição geográfica. “O Ceará está no meio do caminho, o que sugere um ponto de parada”, daí a disputa por hubs aéreos e marítimos.

Neste ambiente de novas oportunidades, Rômulo diz que o Ceará Global é uma agenda permanente e multilateral, cujo objetivo é mostrar que nos últimos anos o Estado do Ceará passa por profunda transformação, mediante a consolidação e inserção de novos setores exportadores e expressivos ingressos de capitais estrangeiros na sua economia. Ele cita como exemplo os setores de energia, alimentos, agronegócio, siderurgia, bebidas, hotelaria e construção civil.

O Ceará Global mostra sua cara ao mundo com divulgação do ambiente econômico cearense em notícias em inglês através do Linkedin, a maior rede social de negócios, com mais de 500 milhões de profissionais, empreendedores e executivos ao redor do globo. https://www.linkedin.com/company/ceara-global

MULHERES DO BRASIL

A segunda parte da reunião abriu espaço para um grupo de mulheres que fazem acontecer. O grupo é nacional, com sede em São Paulo e comitês em todo o Brasil. É formado por mulheres engajadas em realizações concretas e já são sete mil em todo o país. Na reunião, o núcleo de Fortaleza foi representado por Josiê Picanço e Ethel Whitehurst, empenhadas na divulgação do artesanato de Aquiraz.

Ethel recordou grandes momentos do artesanato cearense através do trabalho da ex-primeira dama Renata Jereissati, “que deu impulso a vários projetos no interior e deu nova vida aos artesãos”. Aquiraz, com centros de rendeiras na Prainha e no Iguape, concentra mais de 300 profissionais. As dificuldades são muitas, com vendas em locais inadequados desde que o Centro de Rendeiras da Prainha começou a ser reformado, há 16 anos. A inauguração está programada para o final deste ano. O grupo Mulheres do Brasil promete ações que vão mudar Aquiraz com o projeto “Rendas de Aquiraz transformando vidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário