domingo, 29 de outubro de 2017

O melhor da Europa em conhecimento e religiosidade

Edgony Bezerra

Com o coração abençoado pela fé, um grupo de 36 cearenses foi ao encontro do que a Europa tem de melhor em conhecimento e religiosidade. O blog Edgony Online acompanhou

O grupo em seu primeiro contato com Paris FOTO: Alci Lima
Edgony Bezerra: Um sonho realizado
A excursão foi da Mastem Viagens e Turismo, de Fortaleza, realizada de 7 a 21 de outubro, com muitas emoções e vários meios de transporte: Aviões, trem de alta velocidade, barco e ônibus. O acompanhamento esteve a cargo da diretora da Mastem, Leoney Rodrigues, que reforçou a parte religiosa com a presença de dom Lucas, do Mosteiro de São Bento, que fez três celebrações no percurso: Fátima, Lourdes e Medjugorje.

O primeiro contato do grupo foi com a bela e aconchegante Lisboa. Na programação livre, um passeio na Rua Augusta antes da noite típica portuguesa com show de fado. No dia seguinte, Mosteiro dos Jerônimos, fábrica dos pastéis de Belém e Torre de Belém antes da visita ao Santuário de Fátima. Um privilégio para o grupo neste ano jubilar do Centenário das Aparições de Fátima. Visitamos a Basílica da Santíssima Trindade, a Capelinha das Aparições e a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os beatos Francisco e Jacinta Marto e a vidente Irmã Lúcia.

O dia seguinte foi de pura emoção com os encantos de Paris. A Cidade Luz recebe 40 milhões de turistas/ano e esbanja uma arquitetura em forma de arte e beleza. Como não se encantar com a Catedral de Notre Dame (feita em 160 anos) e a Torre Eiffel? Símbolo de Paris, a Torre Eiffel foi construída para celebrar os 100 anos da Revolução Francesa (1789-1799) e inaugurada em 31 de março de 1889. Foram apresentados mais de 100 projetos e escolhido o proposto pelo engenheiro Gustave Eiffel, que deu nome ao monumento.

Passeio de barco no Rio Sena
O tempo corrido na torre foi superado pelo relaxe num cruzeiro pelo Rio Sena, contemplando belos prédios, igrejas, palácios e vivenciando uma experiência única ao pé da bela Torre Eiffel.  O rio abre caminhos sob pontes, o que enriquece a paisagem. À noite, a parte social mostrou o glamour de um show francês no Moulin Rouge, musical de ritmos, cores e arte. Viver Paris é a realização de um sonho. Descubra esta magia, agora mais perto de Fortaleza, que terá voos diretos a partir de maio/2018.

LOURDES

A imponência do Santuário de Lourdes
França continuou em evidência e mostrou sua grandeza religiosa em Lourdes, onde um belo santuário recebe os católicos para diferentes manifestações de fé. Além das missas celebradas em vários horários, um dos pontos altos da visita é a procissão das velas (tochas), no início da noite. A luz das velas aquece o frio da noite e a procissão segue pela área interna do santuário, em forma de espiral, por uma hora, enquanto os católicos rezam o rosário e vivem uma emoção de fé e devoção. O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na cidade do mesmo nome, no sudoeste da França, é um dos mais populares do mundo, visitado anualmente por seis milhões de pessoas.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
A religiosidade começou em 11 de fevereiro de 1858, quando a menina Bernadette Soubirous, de 14 anos, confessou ter tido visões da Virgem Maria em uma gruta rochosa, a Gruta de Massabielle. Foram 18 aparições, sendo a última em 1862, quando começaram as peregrinações, com entrega de muletas e coleta de água milagrosa para encher garrafas. Bernadette teve uma vida sofrida, doente de cólera, asma e tuberculose e vítima de desagregação familiar e extrema pobreza. As marcas do seu passado são conhecidas na visita à casa da família (Moinho de Boly) e no espaço de uma prisão (morada posterior). Bernadette morreu aos 35 anos, já num convento, e foi canonizada em 8 de dezembro de 1933, pelo Papa Pio IX.

O Portão da Misericórdia (entrada do santuário) se abre para fiéis do mundo todo, que ali encontram grande demonstração de fé na Basílica Imaculada Conceição ou Basílica Superior, construída sobre a rocha das aparições (gruta). Na parte subterrânea está a Basílica São Pio X, com capacidade para 25 mil pessoas, construída na época do centenário das aparições, em 1958. A última edificação do santuário foi a Igreja de Santa Bernadette, situada em frente à Gruta Massabielle, na margem direita do Rio Gave de Pau.

MEDJUGORJE

Cristo Ressucitado - Medjugorje
Dom Lucas celebrou missa em Medjugorje
Marseilles (um pernoite) e Zara, pelas asas da Ryanair (empresa aérea de baixo custo e restrição de bagagem) estiveram no roteiro que nos levou a Medjugorje (Sul da Bósnia). Boa estrutura e ritual religioso esperam os peregrinos, que são informados das aparições de Nossa Senhora com uma criança nos braços, em 1981, a seis videntes: Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevic, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic, Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic. As aparições ocorreram sobre a colina chamada Crnica e geraram polêmicas,  investigações e prisões. Até hoje a igreja católica não reconhece as aparições de Medjugorje. Nossa Senhora pedia paz, paz, paz.

A pujança do Palácio Deocleciano
Apesar das divergências, o santuário é ativo, recebe grande número de peregrinos e preserva visitas à montanha das aparições, identificada por uma cruz. A estrutura conta com igreja, capelas, via-sacra, caminhada ao monumento de Jesus Ressuscitado e um grande espaço público para celebrações ao ar livre. O comércio é atuante na venda de lembrancinhas religiosas.

SPLIT

O destino seguinte foi Split, uma cidade alegre, portuária e muito movimentada na Croácia. O turismo gira em torno de visita ao Palácio Deocleciano, uma obra fantástica construída pelo imperador romano Deoclécio, entre os anos 284 e 305. Instalado à beira-mar, ao lado de antigas palmeiras, o palácio foi residência do imperador nos seus últimos seis anos de vida, após diagnóstico de uma doença grave. 

Há muita opulência no complexo, instalado no interior de uma muralha de 25 metros de altura, com catedral, porões e 16 torres de vigilância com paredes de dois metros de espessura. O palácio resiste ao tempo entre abandono e recuperação e tem seus espaços ocupados com lojas, cafés e restaurantes. É ponto de encontro dos visitantes de Split. A cidade tem sua moeda: Kuna, que pode ser trocada facilmente. Um Euro = 4 Kunas.

LORETO

Santuário de Nossa Senhora de Loreto
De Split seguimos de barco para Ancona em direção a Loreto, a grande surpresa do roteiro, por guardar uma versão intrigante e misteriosa de sua história: a Casa de Maria vinda de Nazaré para se instalar em Loreto, após percurso de três mil quilômetros. A história gira em torno das três paredes que formavam a casa, mediante a lenda de que os anjos voaram sobre o mar e a levaram para a Croácia. A casa foi instalada em vários pontos até fixar-se na colina de Loreto. O milagre, chamado de Translação, é de 1294. A cidade se desenvolve ao redor do Santuário da Santa Casa de Loreto, um lugar que atrai muitos visitantes movidos pela fé e pela curiosidade. Tivemos a participação de guia com relato através de aparelhos e fones de ouvidos, o que se repetiu em outras cidades.

Casa de Maria, atração em Loreto
O inexplicável fenômeno da fé, do milagre da “Casa Voadora”, sensibilizou os profissionais aviadores, que se identificaram com a missão cumprida pelos anjos, que transportaram, pelos ares, tão preciosa carga, adotando Nossa Senhora de Loreto como sua protetora. A data foi oficializada no dia 10 de dezembro de 1995, Dia de Nossa Senhora de Loreto.

ASSIS

Já em solo italiano, nossa rota nos encaminhou a Assis, para conhecer uma história de 2.500 anos. Os romanos conquistaram Assis três séculos antes de Cristo. Francisco e Clara são os personagens deste santuário, que tem entrada por oito portas monumentais, 45 igrejas dentro da muralha (cinco grandes e outras menores), 80 franciscanos, cinco mil habitantes e recebe 2 milhões de visitantes/ano.

A Basílica de São Francisco de Assis foi construída após sua canonização (1226) e é dividida em igreja inferior e outra superior. O corpo de São Francisco foi levado para o local em maio de 1230 e a construção da igreja superior foi terminada em 1253. A pedra fundamental foi posta pelo Papa Gregório IX, em 1228. Por atraso no percurso, a falta de tempo nos impossibilitou de uma visita mais aprofundada a Assis, terra natal de Francisco de Assis e da Ordem Franciscana.

ROMA

Quadro do Juízo Final
Beleza arquitetônica na Basílica de São Pedro
Estamos em Roma, uma experiência vitoriosa para quem tem a oportunidade de conhecer a “Cidade Eterna”. Visitamos os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro na parte da manhã, e o Coliseu e a Roma Antiga à tarde. Como não se emocionar diante de uma história milenar registrada em quadros e monumentos. Por alguns instantes, somamo-nos aos 27 mil visitantes que adentram ao Vaticano a cada dia. Tudo é encantamento na arquitetura e nas pinturas de Michelangelo, autor do teto da Capela Sistina e do Juízo Final, feito em cinco anos (1533) com 400 figuras.

Jardins do Vaticano
A Basílica de São Pedro é o maior templo católico e mais visitado do mundo. Fica no Vaticano e foi construída entre os anos de 1506 e 1626, em estilo renascentista e barroco. Seus números impressionam. São 186 metros de comprimento, 47 metros de altura e 114 metros de largura na fachada. No seu interior existem 45 altares, 11 capelas e obras de arte consideradas as mais importantes do mundo. A área é de 23 mil metros quadrados e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. O nome da basílica é uma homenagem ao primeiro papa católico – São Padro -, cujo corpo encontra-se enterrado lá.

Parte superior do Coliseu
A Capela Sistina é um dos maiores tesouros do Vaticano, construída entre 1477 e 1480, durante o mandato do Papa Sisto IV, de quem o templo herdou o nome. É lá que acontecem o conclave (escolha e coroação dos papas) e outros importantes eventos da Igreja Católica. Um dos atributos mais notáveis da Capela Sistina é o seu teto, que foi pintado por Michelangelo. O artista demorou quatro anos para concluir o trabalho, um dos mais importantes da história da arte.

A excursão aos santuários europeus cumpriu sua missão, mas nem tudo foram flores. O cansaço, motivado por uma intensa programação, a gastronomia diferente e a variação de temperatura ocasionaram alguns problemas de saúde no grupo. Nada grave! Estamos felizes e saudáveis.





4 comentários:

  1. Belíssima matéria. Pode caminhar com você pelos caminhos turísticos e emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São destinos ricos em conhecimento. Feito em pouco tempo deixa a desejar

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir