sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A partida silenciosa de Marçal Castro

Marcal Castro
Na manhã de hoje, tive uma surpresa desagradável: vi o convite missa de sétimo dia do empresário Antônio Marçal Pinto de Castro, no dia 8 de janeiro, às 19 horas, na Paróquia da Paz. Considerar esta partida inesperada faz parte da correria do dia a dia e do pouco tempo que dispomos para o outro. Sua saúde já estava comprometida há vários anos. Sua ausência era percebida em alguns eventos de turismo, mas as notícias não nos chegavam e o tempo marchava para este momento final.

Professor e empresário, Marçal Castro deu sua contribuição ao turismo cearense em situações atípicas. Foi presidente da Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) numa época difícil para o setor, sem recursos e sem autonomia. Precisava ousar para fazer alguma coisa, e isto Marçal fazia muito bem. Passou algum tempo conduzindo a bandeira do turismo nos seus primeiros passos, quando pouca coisa ou quase nada acontecia em Fortaleza. Amigo e bem humorado, Marçal foi marcante no seu pioneirismo.

Com um perfil empreendedor, Marçal instalou sua própria empresa: a CLCA Feiras e Promoções, aquecendo o mercado de eventos em vários segmentos: hotelaria, gastronomia, arquitetura design, feiras de noivas e publicação de revistas. A ousadia era maior que as dificuldades e Marçal percorria caminhos desconhecidos que os levavam aos seus objetivos. Cresceu em meio às desigualdades e falta de opoio e tornou-se vencedor naquilo que almejava.

Entre os eventos realizados, a TecnHotel Nordeste conquistou espaço nacional como a 2ª maior feira do ramo de hotelaria do Brasil (a primeira era a Equipotel). Esta feira abria espaço para eventos paralelos, workshops e palestras com representantes nacionais de cada setor. A TecnHotel cresceu e fez crescer um mercado que se impunha pela força do empreendedorismo de profissionais como Marçal Castro. Uma lacuna se abre neste momento e ninguém ousará ocupá-la com tanto profissionalismo.
Se me fosse dada a oportunidade, hoje eu seguraria nas mãos de Marçal e diria que ele vai fazer muita falta nos eventos de turismo, pela sua leveza, simpatia e bom humor para contar piadas e destacar as qualidades das pessoas da sua amizade e convivência. Descanse em paz amigo Marçal Castro (Edgony Bezerra).

7 comentários:

  1. Um perda enorme para o Turismo do Ceara. O professor Marçal sempre estava ao lado para contribuir com suas opiniões e lúcidas considerações quanto aos rumos a ser dado ao Turismo cearense. Quando na SETUR/CE gostava de ouvi -lo sobre a agenda de trabalho e sempre recebia Grande acolhimento dele com propostas sempre lucidas e inovadoras. Estou muito triste com sua despedida. Estando fora do Brasil nao poderei comparecer as homenagens a sua memória. Que Deus o acolha no melhor da sua Casa, conforte a família enlutada e console os amigos.
    Allan Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por ter contado com o talento de Marçal Castro, que deu grande contribuição ao turismo cearense.

    ResponderExcluir
  3. Tive oportunidade de trabalhar com ele,momentos de grande aprendizado, que bom lerseu registro Edgony, bela homenagem!

    ResponderExcluir
  4. MEU PRIMO QUERIDO PRIMO SE FOI, MAS, COM TODA A CERTEZA QUE, ESTÁ COM O NOSSO DEUS NA PAZ DO PARAÍSO.

    ResponderExcluir
  5. Marca, o meu irmão foi muito importante em momentos decisivos.foi ele que organizou meu dossier para a universidade de Roma. Ouviu e comentou comigo minha tese de doutorado. Acompanhou via Internet minha pesquisa pós doutorado em Roma e minha apresentação como professor visitante na UCLA. Ele ouvia minha explanação inicial sobre o tema e dava indispensáveis colaborações. Sou o mais titulado de nos ,mas o Marçal era o mais competente. Foi o produtor executivo de filmes de repercussão internacional como Tigipio,O calor da pele. Saudades reverendissimo Professor Marsal. Pedro Jorge de Castro

    ResponderExcluir
  6. Grande figura humana! Meu eterno professor. Deixando muitas saudades.

    ResponderExcluir
  7. Grande figura humana! Meu eterno professor. Que Deus te ilumine!

    ResponderExcluir