A palestra de Valter Patriani traçou o perfil do turista da CVC |
O momento é único para o Ceará
com a inauguração do centro de conexões da Air France- KLM e Gol em Fortaleza,
em maio deste ano, consolidando a capital cearense como hub regional de voos
nacionais e internacionais. O acontecimento abriu as portas do Ceará para o
mundo, com 47 frequências semanais internacionais programadas para 13 destinos até
o final de 2018.
Atualmente, o Estado recebe cerca
de 300 mil turistas estrangeiros por ano. Com os novos voos, a expectativa é de
um aumento entre 60 e 70 mil visitantes internacionais por ano. Com a
implantação do hub, o turismo doméstico terá um aumento de 1,5 milhão de
passageiros/ano. Já são 80 voos nacionais diários operados pela Gol e Latam.
Até o final do ano serão 100 frequências diárias.
Canoa Quebrada ganha a preferência dos turistas da CVC |
Diante desta realidade, a
Secretaria do Turismo do Ceará realizou hoje (28), o seminário Novos Turistas
Novos Desafios, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Compareceram cerca de 700
pessoas de diferentes segmentos, empenhadas em adquirir capacitação para gerir
seus negócios de forma positiva. A programação foi intensa e trouxe ao Ceará
renomados palestrantes para a abordagem de temas diversos.
O painel “Comportamento e
necessidades do turista europeu e sul-americano” despertou meu interesse pela
abordagem simples e verdadeira do Diretor Executivo de Produto Aéreo e Marítimo
da CVC, Valter Patriani. O palestrante traçou um perfil dos clientes da
operadora que visitam o Ceará. A preferência de 97% é praia, 48% dos clientes são
mulheres, 36% homens e 16% crianças. Patriani destacou a importância de ter
opção para as crianças, para que as mães possam desfrutar melhor a viagem.
Lagoa do Paraíso, atração em Jericoacoara |
No período de janeiro a maio de
2018, 144 mil turistas vieram ao Ceará, o terceiro destino em vendas. Bahia e
Pernambuco estão na frente. A média de idade dos visitantes é de 36 a 50 anos.
A maior procedência é de São Paulo (47%). Os emissores seguintes são Rio de
Janeiro, Minas e Paraná, com apenas 5% cada. 90% dos turistas da CVC ficam na
Grande Fortaleza: Capital, Cumbuco e Porto das Dunas. Os destinos mais queridos
são Fortaleza, Jericoacoara e Canoa Quebrada, pela ordem. Praia do Futuro,
Cumbuco e Porto das Dunas são as praias preferidas. Num raio de 200 quilômetros
de Fortaleza, as preferidas são Canoa Quebrada, Águas Belas, Lagoinha, Morro
Branco e Mundaú.
Patriani disse que 90% dos
turistas ficam em hotéis da Avenida Beira-Mar. Esta preferência abriu espaço
para um comentário do palestrante, que considera os hotéis desta área mais
voltados para o público executivo. São hotéis muito sérios, sem detalhes que os
tornem atraentes.
Simpático e feliz por ter
recebido o título de “Cidadão fortalezense” em outra oportunidade, Patriani fez
algumas observações: manter as praias limpas, inovar na gastronomia com pratos
regionais e preservar o jeito cearense de ser. Para ele, Deus fez quase tudo,
precisamos fazer a nossa parte. Como colaboração, Patriani sugeriu que não
elevassem os preços e disse que num hotel da Avenida Beira-Mar (não mencionou o
nome) ele pagou R$ 8,25 por uma garrafa de água mineral de 300 ml.
Verdadeiramente absurdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário