quarta-feira, 27 de junho de 2018

Luiz Gastão ganha o jogo por antecipação e recebe homenagem

Gastão Bittencourt, Enid Câmara e Maurício Filizola na reunião da CS Eventos FOTOS: Rogério Lima
Antes de o Brasil entrar em campo para ganhar o jogo contra a Sérvia, na Rússia, o vice-presidente da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Interventor do Sesc/Senac, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, se antecipou e subiu ao pódio como palestrante da 58ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Eventos (CS Eventos), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), na manhã de hoje. Como reforço da partida, compareceu o presidente da Fecomércio/CE, Maurício Filizola. Os temas abordados foram “20 anos, várias histórias, um objetivo; Um grande legado” e “Desafios e prioridades da nova gestão”, respectivamente.

Eduardo Neves e Enid Câmara entregando a placa a Gastão Bittencourt
A torcida organizada, que lotou o auditório da Adece, teve o comando da presidente da CS Eventos, Enid Câmara, com a participação da presidente do Sindieventos, Circe Jane Teles da Ponte. As duas saudaram os palestrantes e deram boas-vindas aos titulares da CS Eventos e aos convidados. Enid destacou a fundação da Câmara Setorial de Eventos, em agosto de 2011, como uma grande conquista para o crescimento do turismo de negócios. As empresárias justificaram a escolha de Gastão como um agradecimento ao seu trabalho e contribuição ao setor de eventos.

Enid Câmara, Maurício Filizola, Nicole Barbosa e Circe Jane
Gastão abriu o jogo falando dos 70 anos do Sistema Fecomércio, fez um relato das atividades desde o início da sua gestão, há 20 anos, com enfoque em “Novos Começos”. E foi começando que ele conquistou espaço para um trabalho gratificante, que hoje abrange os 184 municípios do Ceará com 337 mil matrículas. A seriedade do trabalho o levou do Ceará para o Rio de Janeiro para assumir interinamente a presidência dos conselhos do Sesc e do Senac, como interventor.

O palestrante fez um resumo das atividades que marcaram sua atuação no Ceará com o lado social a cargo do Sesc e a qualificação e projetos de educação e cultura desenvolvidos pelo Senac. Uma das ações mencionadas foi a criação do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), que leva informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas do segmento de comércio de bens, serviços e turismo.

Adece e Fecomércio em clima de homenagem
Gastão citou o programa Mesa Brasil, do Sesc Fortaleza, que evita o desperdício e ajuda famílias carentes. É um programa de segurança alimentar e nutricional, que atua desde 2001, e tira alimento de onde está sobrando e leva para onde está faltando. O programa utiliza produtos que seriam jogados fora pelas empresas. O aproveitamento contribui para a redução do lixo. Mesmo com esta vantagem, Gastão disse que nunca conseguiu parceria da Prefeitura de Fortaleza.

A reunião da CS Eventos foi bastante concorrida
O tema abriu espaço para pequenas pinceladas políticas, quando Gastão disse que não gosta das ações dos governos. Citou o prefeito e o governador do Ceará e disse que aprova algumas ações e reprova outras. Lembrou que a situação é muito cômoda, por falta de oposição. Uma das suas insatisfações com o governo do Ceará (Cid Gomes) foi o fechamento do Hotel Escola de Guaramiranga, que reduziu o turismo naquela região serrana.

Gastão fez um resumo das suas atividades no Rio de Janeiro e disse que apesar do clima de intervenção, o problema foi solucionado. Ele assumiu em janeiro de 2018, conseguiu arrumar a casa, identificar desafios, implantar várias ações e está fazendo mais e gastando menos.

NOVOS DESAFIOS

Maurício Filizola falou da oportunidade de enfrentar os novos desafios com uma gestão compartilhada, corpo técnico capacitado e parcerias na oferta de produtos e serviços. Ele pretende uma maior aproximação dos empresários e ampliar convênios.

Para os anos 2018/2019, novas unidades dos Sesc e Senac estão sendo implantadas. Entre estas estão o Centro de Formação de Vigilantes, a Unidade de Lazer na Praia do Futuro, a Faculdade Senac/Polo, Projeto de Sustentabilidade/Energia Solar, Delegacias Regionais Fecomércio, Missões Empresariais e Projeto de Prioridade de Compras Governamentais de Produtos e Serviços de Empresas Cearenses.

HOMENAGEM

No final da reunião, com a presença do presidente da Adece, Eduardo Neves, Enid Câmara anunciou uma homenagem ao Gastão, pelo trabalho que ele fez no Ceará. O reconhecimento e agradecimento foram justificados com a leitura de um texto na voz eloqüente de Norma Zélia, que destacou as qualidades do homenageado. Gastão recebeu uma placa de prata das mãos de Eduardo Neves e Enid Câmara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário